MELHORANDO A NOSSA PERSONALIDADE !

MELHORANDO A NOSSA PERSONALIDADE !

De José Joaquim Santos Siva

Muitas pessoas acreditam ser possível modificar a forma de agir, de encarar as situações do dia-a-dia e de se relacionar com as outras pessoas através da adesão de novas formas de pensamento e da busca por ambientes tranquilos e inspiradores.

E através de muita luta e força de vontade, muitas pessoas vim conseguindo tais modificações da noite para o dia, elevando suas capacidades de aperfeiçoamento pessoal.

A personalidade na realidade, é o registro intangível de todos e de cada ser humano, tornando-o único justamente por possuir uma única personalidade, que o faz ser querido ou evitado por outras pessoas pois não é possível agradar totalmente aos inúmeros habitantes do planeta terra.

Se você sente que sua personalidade é um tanto quanto “indecisa” e deseja passar uma imagem mais firme e objetiva em seus relacionamentos interpessoais, confira estas dicas e veja como incrementar elementos em suas atitudes que possam deixar sua personalidade mais forte aos olhos dos outros.

Eu, o seu amigo aqui no "recanto das letras" através de inúmeras boas leituras e experiências pessoais que me transformaram em uma pessoa estrategista, me bateu uma inspiração de elaborar esse artigo bom para todos nós.

Que mal há em compartilhar coisas boas? Ou até frustrantes para que sirvam de alerta para outros incautos que pensam que a rosa não tem espinhos, e que cana não tem nó e etc.

Assim meus amigos, raiz dos problemas pessoais está justamente na falta da auto-apreciação. Quem se deprecia demais, caminha para o abismo da solidão.

Sem ao menos perceber afasta-se pouco a pouco de todos os seus e principalmente de si mesmo. O que é fatal para a construção de uma personalidade sadia. Uma falta de foco digo.

Direto ao assunto: Pessoas consideradas de “personalidade forte” são decididas, chamadas de chatas, pioneiras e impõem suas opiniões aos outros com sinceridade e clareza. Muitasmvezes, são taxadas como briguentas ou autoritárias, mas a verdade é que elas não temem os julgamentos e não se escondem dos problemas e encaram qualquer desacato.

Alguns acreditam que pessoas do signo de fogo (Áries, Leão, Sagitário e Touro assim como eu,) possuem naturalmente uma personalidade muito forte. Outros dizem que esta condição é hereditária e os filhos herdam o comportamento e o temperamento dos pais.

Honestamente falando, eu não acredito em signos e nem em horóscopos.

Eu acredito sim em Deus Pai Todo Poderoso, Misericordioso Pai de Jesus Cristo que padeceu na cruz por nossos pecados, e graças a ele vivemos na graça e não nos tempos da Lei. Em meio a estas teorias sobre a personalidade dos seres humanos surge uma dúvida peculiar e instigante: É possível modificar o jeito de ser e se autotransformar interiormente?

Mas é claro que é possível. Deus pode tudo e nós através dele também.

Lembrem-se de que o querer é irmão do poder. O homem deve se dotado de foco, visão e ação.

Se você deseja modificar sua personalidade e transpassar uma imagem mais firme em suas palavras e atitudes, confira estas dicas e veja como tornar este desejo possível.

Evitem ao máximo se contradizer

Pessoas de personalidade forte são fiéis as suas decisões e não costumam ir contra os seus princípios com facilidade. Quando você disser

“não” mantenha-se firme nesta escolha e só modifique seus argumentos caso descubra falhas em suas atitudes e pensamentos.

Abra a boca e exponha-se mais

Procure dizer seus pontos de vista sempre que sentir necessidade e não se esconda dos julgamentos e das discordâncias de terceiros. Se

você deseja realmente uma personalidade mais forte então deverá mostrar aos outros e a si mesmo que possui pensamento próprio e que não

é guiado por ideias já confabuladas.

Não fuja das discussões

Discutir não significa necessariamente brigar ou trocar farpas com outras pessoas. Nestas ocasiões, o importante é trocar ideias e opiniões

sempre respeitando o posicionamento dos outros. Quando estas situações ocorrerem procure manter a calma e deixe bem claro seus

argumentos para que as outras pessoas consigam entendê-lo de forma individual.

Atitudes positivas

Ninguém dá atenção às pessoas negativas, murmuradoras e nem nas suas idéias nefastas; talvez os psicólogos ou psiquiatras que ganham para isso.

Então, devemos procurar contagiar as pessoas com doses elevadas de otimismo e lembrando sempre que cada um dá o que tem em abundancias em suas vidas ou não?

Posicione-se sempre

A força da personalidade está no posicionamento que significa formular os próprios argumentos independentemente da aceitação de outras

pessoas. Você pode ficar inseguro e ter dificuldades para criar explicações durante uma discussão ou conflito, mas é fundamental encontrar

uma linha de pensamento individual e plausível que consiga transmitir aos outros sua decisão e seus pontos de vista.

Decida seus objetivos

Quem possui personalidade forte sabe o que deseja da vida e não desiste antes de realizar seus objetivos pessoais e profissionais. Portanto,

Você poderá incrementar estas atitudes em sua personalidade para fortalecê-la na criação de uma imagem pessoal mais decida, firme e corajosa.

E lembrem-se que por mais dificuldades que possa vir a enfrentar, este saberá contornar as

situações confusas e contraditórias de sua vida, de maneira equilibrada, tendo a consciência que cada novo passo na vida, que cada novo desafio, o conduzirá à libertação.

A libertação de si mesmo! Aprendendo que não são os problemas em si

que impedem um bom desenvolvimento da personalidade, mas sim, a ‘forma como estes são encarados’. A reação que se tem diante de tais dificuldades.

Evite sorrir por qualquer bobagem como um idiota

É claro que o sorriso é de suma importância para as nossas vidas mas se pudermos nos reservar algumas vêzes e guardar nossos sorrisos, seremos assim mais respeitados também seja no âmbito familiar, trabalho, escola e igreja.

Rir de tudo é patetismo e é também desespero. Rir tem a sua hora certa. Muito riso é sinal de pouco siso (vergonha).

É por isso que muitas pessoas se queixam que não são respeitadas, se queixam que seus filhos não lhes respeitam,que seus chefes oucompanheiros de trabalho não

lhe dão respeito ou que são desrespeitados pela esposa/marido e até pelos filhos.

É muito difícil ter respeito por alguém risonho, balbuciante e inseguro. Se você quer ser respeitado é necessário primeiramente corrigir esses maus hábitos e ter autoconfiança. E isso só vem a partir do momento em que você adquire a convicção de estar fazendo a coisa certa no momento certo. Para tanto fale apenas daquilo que tem certeza, tenha as suas opiniões e decisões embasadas em fontes confiáveis.

E mesmo que você domine algum assunto, e em uma roda de bate papo tenha alguém se exibindo falando coisa com coisa, finja que não sabe nada do assunto, e alguém certamente vai lhe passar a palavra e você será mais destaque ao invés de discutir.

Comigo mesmo já aconteceu várias vêzes.

Mesmo eu com mais de 35 anos de eletrônica desde os 14 anos, já cansei de ouvir muitos disparates por parte de iniciantes que pensam que sabem de tudo de eletrônica, e coitadinhos não sabem nada.

Porém sempre fui paciente para e ensinar a eles e explicar aos demais presentes quando solicitado sem envergonhar ninguém. Quero dizer, com ética.

Procure desenvolver a sua autoconfiança

Saiba a hora certa de brincar

Falar coisas indevidas e brincadeiras sem graças tiram o respeito de qualquer um. Você

não precisa ser um chato, mas é necessário saber quando e com quem brincar.

Manere mais na simpatia

Existe quem acredita que para ser aceito e bem quisto pelos demais é necessário estar

sempre sorrido e dizer sim para tudo o que lhe pedirem. Bobagem as pessoas gostam de

quem lhes frustram (não o tempo todo). Quando o seu sorriso é mais difícil, as pessoas

irão se esforçar mais para agradá-lo (a). Essa necessidade de agradar os outros pode ser

decorrente de uma baixa autoestima, veja como ter mais autoestima.

Aprenda a dizer não e seja constante

Não dá para respeitar alguém que uma hora diz uma coisa e logo depois fala outra

totalmente diferente. Também não dá para confiar em uma pessoa que vive de uma forma

destoante daquilo que fala. Seja coerente e vai ser mais respeitável.

Mantenha a calma

A capacidade de manter-se calmo mesmo nas situações difíceis é algo admirado por

todo mundo. Quem sabe manter a calma mesmo sobre pressão consegue tomar decisões

racionais nos momentos de crise e faz com que suas palavras tenham muito mais valor.

Medo não é respeito quando você grita e fica nervoso pode até intimidar os outros, porém isso não é respeito. Quando as pessoas têm medo de você, eles te “respeitam” apenas quando

está presente. O respeito verdadeiro perdura até na

sua ausência. Além disso, o medo funciona apenas enquanto você detém poder (dinheiro, força física, prestigio etc.) e essas coisas passam e a situação muda (deixa de ser patrão, fica doente...).

Procure fazer bem suas tarefas

Seja no trabalho, em casa, com a família ou com os amigos, você sempre será

incumbido de alguma tarefa. Quem é capaz de realizar os seus compromissos na hora

marcada e com qualidade ganha o respeito dos demais.

Cumpra o que promete

Existe um provérbio chinês que diz que as palavras de um homem devem ser como o

relâmpago e o trovão, um sempre vem após o outro. Podemos substituir a palavra

“homem” por “alguém respeitável”. Pense nos políticos desse país, eles não são

respeitados justamente por não cumprirem as suas promessas, na verdade eles são as

maiores vítimas de piadas e chacotas justamente por esse motivo. Alguém que tem

palavra é respeitada onde quer que ela vá. Se não puder cumprir algo não prometa e se

por qualquer motivo não der para fazer o que prometeu dê satisfação.

Lute para se vestir bem

Pode ser uma bobagem ou preconceito das pessoas, mas a verdade é que alguém bem

vestido recebe mais respeito e atenção do que alguém mal trapilho. Não é a toa que os

grandes palestrantes tendem a se vestir em trajes sociais durantes sua conferencias

(quando homem de terno e gravata). Não é necessário estar vestido de gala o tempo

todo, mas roupas limpas, em bom estado e combinando são essenciais.

Imagina se você entra num banco ou num shooping qualquer maltrajado? Os seguranças que são pagos para suspeitar vão adorar.

Respeite os outros

É primeira regra para conquistar respeito. Tratar as outras pessoas da forma como

gostaria de ser tratado, com cordialidade e educação.

E essa atitude é Bíblica é a chamada regra de ouro instituida por Jesus; "Trate como gostaria de ser tratado" Siga os protocolos sociais e lembre-se de pedir, por favor, e dizer obrigado para quem quer que seja. Lembre-se que você não sabe tudo e nem é o dono da verdade ouça o que os outros têm para dizer.

Respeito é algo que se conquista, para tê-lo você precisa fazer por merecer então lute

pelo respeito que você deseja.

E finalizando, quero dizer que uma personalidade forte, acaba se transformando numa pessoa autoconfiante, segura e com a autoestima em alta tem uma postura totalmente diferente de

alguém inseguro, arrogante e com baixa autoestima. E esses fatores são logo revelados pela

Algumas dessas características é que são percebidas pelo povo que admiram pessoas autoconfiantes:

Cabeça erguida

Tom de voz firme

Calma

Serenidade

Sorriso

Atitudes positivas

Otimismo

Alto-astral.

Facilidade

Antes que eu me esqueça, procure colocar na sua cabeça, que a sociedade e vizinhos não lhe dão nada, só críticas e o mais importante; quando dá meio dia na casa dele, dá na sua também.

E fim de papo !

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsouns51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 04/02/2017
Código do texto: T5902800
Classificação de conteúdo: seguro