Uma geração de mimados

Lembro - me com muita saudades da forma como eu meus irmãos fomos criados. Meus pais , sobretudo, minha mãe, quando paravam para dar carinho, não economizavam nos mimos e elogios. Mas quando paravam para fazer correção, para dar aquele sacode, não tinha palavras mansas, elogios e chocolate. E de nada adiantava correr - como eu tentava fazer de vez em quando - porque o chinelo, panela, ou ,o que tivesse na mão voava na cabeça kkkkkk.

Apesar da "nostalgia", não recomendo a nenhuma mãe ou pai fazer isso com seus filhos. Eu não faço isso com minhas filhas. O ponto aqui não é esse. Essas lembranças sempre ocorrem quando paro para observar, não sem tristeza, a inversão de valores hoje em dia no tocante à forma como os pais - em nome do politicamente correto - criam seus filhos. Infelizmente, à ação do sentimentalismo inescrupuloso , que sob o pretexto de não traumatizar as crianças, as concebem como eternas vítimas, frágeis como uma porcelana.

O resultado fica assim:

-Seu filho te deu um tapa na cara? Leve o ao psicólogo imediatamente. Se isso não resolver, compre para ele vários sabores de barras de chocolate, compre brinquedos caros e depois o leve no shopping center;

-Seu filho está chorando e te xingando porque você não deixou ele continuar rasgando um dos seus livros? Nunca, em hipótese alguma, eleve sua voz a ele, pois isso pode traumatiza-lo gravemente. Fale manso. Sempre. Se isso não resolver, psicólogo nele. Deve está com algum distúrbio gravíssimo;

-Seu filho ou filha está chorando porque a professora o deixou sem o recreio porque ele a mandou tomar naquele lugar? Processe a professora e a escola. E nunca se esqueça de dar a ele aquele remédio calmante recomendado pelo médico. Se isso não resolver, você já sabe, psicólogo nele.

É claro que o choro de uma criança ocorre por vários motivos. E, os motivos de ordem psicológica é uma delas. Assim, se uma criança vive chorando sem nenhum motivo, e nada que você faça resolva, procurar um especialista talvez seja a atitude mais sensata. O problema é quando todo e qualquer choro é prontamente interpretado como resultado de algum distúrbio e, que portanto, qualquer firme imposição de limites é um potencial causador ou intensificador de traumas.

Nunca fui espancado por meus pais. Fui criado com muito carinho e sabendo o que é limites, mas não sem ter levado boas chineladas e alguns gritos no pé do ouvido rsrs...

Dar carinho aos filhos no exato momento em que ele precisa de correção, é a maneira mais eficiente de criar uma geração de mimados e irresponsáveis.

Impor limites aos filhos é também uma forma de carinho.

Fabio junio Almeida Prates
Enviado por Fabio junio Almeida Prates em 05/02/2017
Reeditado em 05/02/2017
Código do texto: T5903772
Classificação de conteúdo: seguro