Feito cão e gato

Em casa, habitam conosco dois animais de estimação: um cachorrinho poodle, "Toy", e um gato pé-duro, "Pitoco". Entre eles há muitas diferenças. Toy é bem mais novo do que o bichano, é super ativo, quase incansável, e age feito menino travesso, afeito a brincadeiras e algazarras. Pitoco tem ar sereno, é bastante reservado, gosta de estar no seu canto, e de pouco ser incomodado. Poder-se-ia dizer que são frente e verso.

Com tamanhas diferenças, poder-se-ia apostar que duas pessoas, ou melhor, animais, não conseguiriam viver debaixo do mesmo teto. No entanto, parece-me que um entende o jeito de ser do outro - talvez por conta do extinto animal -, e apesar das desavenças, a convivência é pacífica e agradável.

Bom... Ontem à noite, estava deitado no sofá, assistindo aos enfadonhos programas televisivos de domingo - eu às vezes me pego com certos vícios -, quando adentraram à sala, em disparada, o cahorrinho poodle seguido pelo gato. Havia horas que Pitoco estava a descansar, deitado debaixo do carro - seu lugar favorito -, e Toy até então não o tinha incomodado, deixou-o tirar seu cochilo costumeiro. Mas como se passasse em sua cabeça "tá na hora de brincar", corre para debaixo do carro e puxa a rabo do gato... E insiste uma, duas, três vezes...

A cena realmente é engraçada...

Como Pitoco não consegue se conter com tamanha insistência, levanta-se e responde à implicância do cachorro. Daí se inicia um pega-pega pelos cômodos da casa; vez o cão atrás do gato, outra vez o inverso.

Pra quem vê de fora pode até parecer que se trata de briga feia, mas na verdade não se passa de brincadeira, e das boas. Após, não é raro vê-los matando a sede, ou a fome, dividindo o mesmo recipiente.

Não que eu goste muito de animais de estimação e deles necessite a companhia, mas a cena protagonizada por ambos chegou a tirar-me sorrisos, e me fez perceber que é possível viver feito cão e gato.