De Onde Vem Todo
               Esse Vazio?


Faz tempo que essa pergunta perdura no ar. Até Lennon & McCartney cantam o imenso vazio da Eleanor Rigby, que vive num país de primeiro mundo, é excluída e sofre de solidão.
De onde vem tantas pessoas solitárias? (Where do they all come from?) Mas, existe uma pergunta que vive ecoando na minha mente: E para onde vai toda essa gente solitária e deprimida?
Nos tempos da Eleanor Rigby, as pessoas, até as mais humildes, tinham casa e  se ocupavam com suas tarefas diárias que hoje são feitas por máquinas, ferramentas, aplicativos, etc. Deveria então sobrar tempo  para nos entreter, certo?  Mas o tempo parece ter sumido e muitos lares também. Por mais pobre que alguém fosse, havia um casebre, roupas que eram repassadas, mas limpinhas, pouca comida, um radinho de pilha ... Hoje, existe o 'homeless' que vive na rua sem dignidade.
As pessoas no tempo da Eleanor Rigby ainda olhavam para os lados. As pessoas ainda se cumprimentavam e perguntavam, "Tudo bem?" E você  ouvia  algo gentil, ou até se surpreendia com um convite: "Vamos tomar um cafezinho logo ali no Seu Zé?!"  
Hoje, está tudo muito mudado. Se dependesse das cerimonialistas, Eleanor Rigby jamais se aproximaria da igreja para catar o arroz na calçada após os casamentos. Tadinha. Morreria de fome.
Creio que hoje não seja a solidão, mas sim um vazio - ou angustia -  que toma conta de muitos. Preenchemos o nosso tempo com tantas coisas, mas falta algo ou alguém para que o nosso tempo seja bem aproveitado, e vivido do jeito que gostaríamos que fosse. Tudo parece ter sido feito ou criado para curtir sozinho - solo.
Talvez seja a falta de paciência para lidar com outras pessoas ou até medo de investir num relacionamento mais sério e depois ter que sair no prejuízo. Hoje, nem todos estão dispostos a ceder algo que apreciam por alguém que ainda não conhecem tão bem. É um risco.
E quando o tempo passar? Para onde vai toda essa gente que só investiu tempo em si mesmo?
Não sei. 
Melhor nem saber.
        
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 09/02/2017
Reeditado em 03/03/2017
Código do texto: T5907195
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.