SALVADOR, A CIDADE MAIS BARULHENTA DO BRASIL !

SALVADOR, A CIDADE MAIS BARULHENTA DO BRASIL

Salvador é a cidade mais barulhenta do país, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), na sua luta sem fim tentando fazer alguma coisa pra mudar essa situação barulhenta, ensurdecedora,

que massacram as nossas cabeças principalmente nos finais de semana.

As denúncias e apreensões dessas famigeradas máquinas malvadas e massacrantes vulgarmente

conhecidas como equipamento de som....seja nos automóveis da vida, ou na casa do teu vizinho que na certa tá tomando umas, e resolveu ouvir pagode bem alto.

Não importa que ele more a 50 metros de você. Mas ele está barulhando ou não está ?

Mas Salvador tem jeito para essa problemática do **sonzão altão**. Uma boa campanha de conscientização nesta cidade dos incivilizados mostrando ao povo os males que o som alto pode causar à nossa saúde, resolveria em parte essas ocorrências.

A Sucom, que controla e ordena o uso do solo, mas parece meio perdida para controlar o uso do som, lembrará à população que a poluição sonora pode provocar hipertensão arterial, estresse e, também a impotência sexual.

Por outro lado, se a Sucom conseguisse dar conta do recado nas autuações, haveriam mais de trezentas ou mais.

Principalmente nos plantões de final de semana e nos feriados as equipes de fiscalização da Sucom são reforçadas passando a trabalhar com 12 que atuam no monitoramento sonoro de eventos autorizados, nas denúncias da população através do Disque Poluição Sonora e em operações especiais que são programadas freqüentemente pela Gerência de Meio Ambiente.

Essas operações são previamente programadas em locais onde acontecem seguidas denuncias e grande concentração de pessoas (bares, eventos, praças, postos de gasolina etc.)

Aí eles põem seus pagoxe indecentes ou aquelas musiquinhas de cantores tabacudos dissonantes estilo Pablo e nossos ouvidos que se lasquem !!!

A Poluição Sonora aqui em Salvador, tem crescido vertiginosamente, chegando a superar a marca de quatro mil denúncias por mês. Em 2005 foram 40.038 denúncias e no á o de 2016,foram 18949 denúncias registradas no primeiro trimestre. É mole ? Imaginem agora em 2017 que está no início.

A poluição sonora mais insuportável é aquela proporcionada pelos usuários irresponsáveis de

automóveis que para se exibirem ou aparecer na porta de um bar, cemitério ou residência, estacionam e abrem a tampa do fundo tome-lhe pagode....ouve quem gosta, ouve quem não gosta.

Quando não é assim, podemos encontrar esses caras nos postos de gasolina fazendo **sonzão**.

Mas, de acordo imformações que eu obtive, pois tenho conhecidos na Sucom. Os dias desses exibicionistas estão contados e digo mais, o telefone do Disque poluição sonora, vai estar mais presente e a turma do Sucom pode ir até o infrator ou infratores com a viatura da Pm como reforço para levar o veiculo....ou o equipamento se for na residência da pessoa.

A poluição sonora, em todos os recantos desta terra maravilhosa chamada Salvador, é uma ameaça permanente ao meio ambiente e a quem dele depende para viver. Daí, ser instante, o aperfeiçoamento incessante da legislação específica e o seu cumprimento, para que a punição seja mais eficaz para aquele ou aqueles que sentem prazer em cerçear o meu, o seu e o direito de uma coletividade.

Uma coisa óbvia estabelece que os desejos privados não podem superar os direitos de uma coletividade, de uma maioria. Ninguém mereçe uma sucessão de ruídos permanentes indesejáveis e abusivos ou chiadeiras que parecem não ter mais fim vindas dos carros que circulam dentro da cidade de Salvador pelos seus quatro cantos da Ribeira a Itapoã....***Guenta Coração***.

Nós cidadãos solteropolitanos precisamos de sossego público e não de poluição sonora.

Além de passarmos os nossos dias, principal e paradoxalmente nos dias de feriados, de lazer e repouso, nos submetendo a uma série de ruídos que são um acinte ao “meio ambiente, à nossa saúde, produtividade, conforto e bem-estar”. Dessa forma, temos os ruídos das ruas (o trânsito é o grande vilão); nas habitações (ar condicionado, batedeira, liquidificador, televisores, aparelhos de som, secador de cabelos, etc.); nos escritórios (os chamados “barulhos de escritório”); nas barracas de praia, o seu som e algazarra altíssimos; no interior dos ônibus coletivos, bares de bairros residenciais que ferem o direito da vizinhança, com as suas cadeiras colocadas em via pública, atrapalhando o trânsito e nos tornando irritadiços e insones com a sua alta emissão de ruídos, etc.

Quer ficar estressado rapidinho? vamos dar um pulinho até o Bairro da Pituba qualquer dia de segunda a sexta. Agora, desafio maior será de nós pegarmos um coletivo cheião da empresa **União** das 7:30 da manhã via Caminho das Arvores. O ponto, serei generoso pode ser no ponto das sete portas.

eu já contei rapaz.....são 12 sinaleiras, e a mais irritante é uma que fica em frente a Madereira Brotas.....vemos um festival de buzinas e muita gente lerda que moram na Avenida Hilda Pernambués que levam uma semana para atravessar a pista.

Mas antes, que tal a famosíssima Rótula do Abacaxi, carros caminhões, ônibus, motocicletas e ciclistas abusados pista do Retiro, Ladeira Do Cabula, Pista da Av Barros Reis.

Todo mundo para na Rótula. Calor, engarrafamento, buzinas, alguns carros com sonzão alto.

e você ali em pé dentro do ônibus parado cabeça super quente indo trabalhar.

E quando chega o final de semana que você e sua mulher pensam que vão descansar, acordar mais tarde, aí acontece tudo que eu escrevi lá em cima no início.

Olha meus amigos, brincadeirinhas à parte, Salvador ocupa o quarto lugar entre as capitais do País com maior ocorrência só de denúncias por conta da poluição sonora, mas ela é realmente a primeirona colocada como a City mais barulhenta do Brasil. O dado é de acordo com pesquisa do IBGE divulgada em 2005. Este ano, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) já registrou 22.856 queixas relacionadas a perturbação do som. Imaginem que estamos no início de 2017. A execução de músicas com volume alto em bares, boates e veículos estão entre os principais motivos das ocorrências. O número de denúncias, que poderia ser ainda mais preocupante se não representasse uma diminuição de 10% com relação ao ano de 2004, deixa a capital baiana atrás de cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte e Belém, que ocupa o primeiro lugar no ranking do IBGE. A atuação de bares e boates na cidade representam 27% das queixas. Em segundo lugar nas reclamações aparecem os sons provenientes de veículos, com 26%, e em terceiro estão as residências, com 11%. Os demais registros referem-se as lojas, barracas, escolas e demais locais públicos. ****vombora Sucom**** !!!!

JOSE JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

josejoaquim.silva@bol.com.br

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 11/02/2017
Reeditado em 12/02/2017
Código do texto: T5909693
Classificação de conteúdo: seguro