A AMAZÔNIA É MESMO NOSSA?

A Amazônia é nossa. Foi assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu aos comentários cada vez mais freqüentes na Europa de que o etanol poderia ser uma ameaça à floresta amazônica.

"Não aceitamos a idéia que está sendo passada ao mundo de que estamos plantando cana-de-acúcar na Amazônia", afirmou Lula.

"Primeiro porque a Amazônia é nossa e nós, soberanamente, temos de decidir como cuidar da floresta", defendeu. O presidente ainda lembrou que o Brasil tem terra suficiente para a plantação de cana sem afetar a mata tropical.

A Comissão Européia alerta que há riscos de que uma plantação generalizada de cana poderia ter efeitos negativos para o meio ambiente se o Brasil e outros países emergentes utilizarem suas áreas de floresta para o cultivo. Bruxelas anunciará ainda em novembro as exigências ambientais que irá impor aos países que queiram exportar etanol para o mercado europeu.

"A Amazônia tem 360 milhões de hectares e temos outros 381 milhões de hectares totalmente preparados para a agricultura. Desses, apenas 6% são destinados à cana", afirmou. "Por isso é que na aceitamos essa discussão. Queremos preservar nossa Amazônia. Diminuímos em 52% em dois anos o desmatamento.

Queremos diminui muito mais com novas tecnologias. Mas queremos convencer o mundo que o biocombustível é a solução para a geração de emprego, de distribuição de renda, para o aquecimento do planeta e como combustível. Por isso é que eu sonho com o etanol", completou o presidente.

O Brasil e sua magnitude continental apresenta ao mundo o cartão postal de maior riqueza no futuro, a Amazônia. Situada ao Norte da América do Sul, esta região ocupa uma área superior a 6,5 milhões de quilômetros quadrados, fazendo parte do território de países como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa e, logicamente, do Brasil.

Cerca de 85% da região amazônica (cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados) fica em território brasileiro, ou seja, aproximadamente, 61% da área total do país. Contudo, a população local representa menos de 10% da totalidade de habitantes do Brasil. Para se ter uma idéia do tamanho dessa área, vale lembrar que corresponde a sete vezes o tamanho do território francês e, ainda, correspondente a 32 países da Europa Ocidental. A ilha de Marajó - que fica na embocadura do rio - é maior que a Suíça, a Holanda e Bélgica, por exemplo.

Atualmente, o Brasil possui 11% do total de água doce disponível no mundo. Deste montante, 80% está localizada na região amazônica, sem contar a enorme variedade de espécies animais e vegetais. Por isso, o Governo Brasileiro e seu povo têm de se preocupar com este verdadeiro patrimônio da humanidade, visto que sua importância é primordial para o equilíbrio ecológico do Planeta.

Para proteger com eficácia o meio ambiente, racionalizar a exploração dos recursos naturais e hídricos e, por fim, promover o desenvolvimento sustentável da região, é fundamental que haja controle efetivo das atividades predatórias, como a extração de madeira, de pedras preciosas e de metais nobres; combate ao narcotráfico; coibir agressões ao ecossistema, proibir e punir devidamente a comercialização de animais nativos, além de evitar a ocupação e exploração das reservas indígenas, inclusive, denunciando suborno e ameaças realizadas ao povo originário daquela localidade com a finalidade de que contribuam com essas práticas ilegais.

Outros países foram responsáveis por secarem seus rios e lagos, não contribuíram para procriação de algumas espécies que hoje estão extintas e deixaram de se envolver com alguns critérios éticos sobre a preservação dos recursos naturais e hídricos e agora querem influenciar nas decisões do povo brasileiro quanto ao seu maior patrimônio, que é a região amazônica. Por isso, todo o brasileiro tem de se envolver com assuntos relativos a Amazônia e defendê-la.

É muito engraçado que países que são responsáveis por 70% da poluição do planeta agora ficam de olho na Amazônia, como se fosse apenas nossa a responsabilidade de fazer o que eles não fizeram todos os anos passados. O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. É o povo brasileiro, que são os índios, os seringueiros, os pescadores, mas também somos nós, que temos consciência que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas.”

as florestas, que outrora cobriam 80 a 90% da Europa, correspondem actualmente a 33% da cobertura do solo”

“grande número de pântanos e terrenos alagadiços desapareceram da Europa Ocidental e do Sul - a Espanha perdeu 60%”

“entre um terço e metade de todos os peixes, répteis, mamíferos e anfíbios da Europa estão ameaçados de extinção”

“a área total de zonas protegidas na Europa triplicou desde 1972, mas são, na sua maioria, pequenas e fragmentadas, além de carecerem de meios financeiros e humanos para que a protecção seja eficaz”

Bem pessoal, vcs não vêem a destruição da Amazônia, não vêem que ela é invadida por pesquisadores internacionais e que as patentes de novos descobrimentos e novos produtos pertencem 'a empresas internacionais? Vamos pensar nisso! Já é hora de mostrar que a Amazônia é nossa, o governo Lula não faz quase nada para proteger a nossa amazônia nosso patrimônio maior.

Pensem bem, vamos fazer barulho, vamos acordar Lula e seus deputados e senadores. Vamos enviar e-mails, muitos e-mails só para lembrar a esses senhores que a amazônia é dos Brasileiros e não dos estranjeiros amigos dêles. Vamos cuidar mais do nosso país, quem ama o Brasil é o povo brasileiro. Político não ama o Brasil. Político ama muito dinheiro para depositar no exterior e o voto de vocês e não fazem nada, absolutamente nada por ninguém.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

COMENTÁRIOS jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 11/02/2017
Código do texto: T5909698
Classificação de conteúdo: seguro