O ABSURDO DOS CÃES E SEUS DONOS SUJANDO AS AREIAS DAS PRAIAS !

Por mais que as autoridades sanitárias alertem sobre os males de passear com cães na areia da praia, quem se dirige para o litoral dificilmente deixa de deparar com pessoas retardadas andando com seus animais na beira do mar. O resultado disso é que anualmente dezenas de veranistas e moradores do litoral procuram os postos de saúde vítimas de bicho geográfico por causa desses panacas.

O bicho geográfico é um microorganismo encontrado nas fezes e na urina dos cachorros. Quando os animais fazem suas necessidades na praia, este microorganismo é transmitido para a areia e posteriormente, através dela, para o ser humano. "O homem adquire o bicho geográfico ao entrar em contato com a areia contaminada pelo microorganismo. Ele penetra na pele e causa uma série de incômodos e lesões" explica o médico do Siate, de plantão no litoral do Estado, Duarte Guerra.

Por baixo da pele, o microorganismo vai caminhando e deixando seu rastro, formando feridas que lembram um mapa, daí o nome de bicho geográfico. As áreas mais atingidas costumam ser os pés, mas o microorganismo pode se instalar em qualquer parte do corpo. "O local atingido fica avermelhado e a vítima sente muita coceira", diz Duarte. O tratamento é prolongado, já que o microorganismo é bastante resistente, à base de pomadas e cremes especiais.

Falta educação

Aqui em Salvador como nas demais cidades litorâneas do país, é comum vermos bósteticos passeando pelas areias das praias. Seja da Ribeira a Itapuã. Além de colocar em risco a vida dos banhistas pois geralmente eles passeam com cães de grande porte, mas também podem contribuir para essa proliferação do bicho geográfico.

A solução para o problema, segundo o médico, não é impedir que as pessoas andem descalças ou que as crianças brinquem e sentem-se na areia, mas conscientizar os donos de cães para que não levem seus animais à praia. "Geralmente, nas praias, os agentes de saúde, médicos dermatologistas e salva-vidas explicam sobre os incômodos do bicho geográfico e convencem as pessoas a retirarem seus cães da areia, porém muitas vezes, na tentativa de ajudar os veranistas, são maltratados e incompreendidos", conta. "Só a educação dos proprietários dos animais pode evitar que o número de vítimas do Bicho continue a aumentar."

Todo e qualquer cão pode ser portador do microorganismo, não importa a raça, o tamanho, os hábitos de higiene, a idade ou se foi ou não vacinado contra outras doenças. Os animais adquirem o microorganismo muito facilmente, pois ele está presente em quase todo o ambiente.

"" Praia significa saúde, esporte e lazer e não doenças provocadas por cocô, mijo, cocô ou mordida de cães por causa de seus donos idiotas abestalhados"".

Eu acho que as autoridades ao invés de gastar com comerciais bestas de suas atuações na administração que não são nada boas, deveriam sim gastar com propagandas educativas conclamando esta parte da população a não levar seus cães às praias.

Porque qualquer criança sabe que a presença dos cães nas praias pode ser, além de incómoda para alguns, um perigo para a saúde pública através do contacto dos cães com a areia, principalmente a que está seca. Os cães podem transmitir aos seres humanos (principalmente às crianças, por serem mais vulneráveis), doenças como a raiva, através da saliva, ou a toxocarose, infecção provocada pelas fezes de animais com parasitas.

Eu acredito que que a maioria das pessoas que levam animais para a praia "não tem consciência" dos riscos que correm e a que sujeitam os outros banhistas. É preciso esclarecê-las que mesmo que os cães estejam limpos, são potenciais transmissores de doenças, principalmente se estiverem em contacto com a areia seca, que não é renovada pelo mar.

Resumo da ópera amigos, é proibido se levar cachorros à praia, mas como no Brasil as leis são feitas para serem descumpridas muita gente leva cães para a praia. A proibição se refere ao fato dos cães transmitirem doenças, como o bicho geográfico, através das fezes deixadas na areia. Como a maioria das pessoas não recolhe a sujeira feita pelos cães então proibiu-se eles de andarem pela praia.

POSTADO POR JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 11/02/2017
Código do texto: T5909701
Classificação de conteúdo: seguro