AS BICICLETAS ESTÃO CHEGANDO

Mobilidade urbana, é um assunto recorrente em quase todos os países do mundo. Alguns desses países, com uma visão social mais evoluída, tratam o assunto com a seriedade que ele merece e encontram formas alternativas e seguras, para que todos os usuários dos logradouros públicos possam transitar, sem que isso cause grandes desconfortos entre eles.

Aqui no Brasil os governantes fecham os olhos para o caos que vão sendo transformadas as vias urbanas e não dão ao tema, a devida atenção.

Algumas ações paliativas surgem em alguns poucos municípios “vanguardistas”, onde são destinados espaços para ciclo-faixas ou ciclovias. No entanto, essas nem sempre são respeitadas pelos pedestres e pelos condutores em geral. Sem falar que, em muitas situações, alguns trechos desses espaços reservados à circulação de bicicletas, estão obstruídos, esburacados, ou são interrompidos, deixando os ciclistas em situação difícil em relação ao tráfego.

No que tange às atitudes dos condutores de veículos automotores, muito há ainda o que se trabalhar, em termos de sensibilização, pois, muitos deles se sentem os “donos das vias”. Xingam os ciclistas, obstruem a passagem, dão fechadas, não respeitam a distância de segurança regulamentada e se irritam com as suas presenças. Entendem eles, que as vias urbanas não são lugar para bicicletas.

Tomando por base o já conhecido histórico de descaso dos órgãos públicos, estes vão continuar fazendo vistas grossas para essa realidade. Contudo, em consequência de um transporte público ineficiente e caro, do excesso de veículos nas vias, ocasionando congestionamentos cada vez maiores, a população vai buscando formas alternativas e econômicas de se locomover. E, nesse contexto, a bicicleta está sendo inserida com grandes vantagens.

Muitas pessoas já perceberam que nos grandes centros urbanos, dependendo da distância a ser percorrida, a bicicleta é o meio mais viável e mais econômico de se locomover. Além disso, ainda contribui para a melhoria da qualidade de vida e de saúde de seus adeptos. Contudo, é de primordial importância que os condutores de carros, ônibus, caminhões, vans, motos, tratores etc., passem a enxergar os ciclistas como alguém que tem os mesmos direitos de transitar pela malha viária das cidades, do que eles. E que, sendo os ciclistas as partes mais frágeis, devem, os condutores de veículos motorizados, redobrar a atenção e zelar pela segurança daqueles, dirigindo de forma defensiva, respeitosa e responsável, assegurando a paz no trânsito.

Finalizando, vai aqui um apelo aos condutores de veículos automotores, sejam eles de que categoria for: respeitem os ciclistas, porque, assim como vocês, eles são pais, mães, avós, filhos, irmãos etc., com os mesmos anseios e necessidades que vocês. E que, na condição de ciclistas, estão contribuindo para uma cidade, mais limpa, sem emissão de gases poluentes, sem emissão de ruídos e mais humanizada. Sendo o seu motor, as suas próprias pernas e o combustível, a força de suas mentes.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 16/02/2017
Código do texto: T5914614
Classificação de conteúdo: seguro