Manuais e as fases da vida.

Segundo determinação do governo tudo deve vir com manual explicativo.

Já viu quanta informação tem em um rótulo de bolacha, muita coisa.

Já parou para ler o manual de um celular, um bichinho tão pequenino e com tanta coisa, tantos recursos.

Pois é, se tudo é assim porque seria diferente com as pessoas. E as mulheres então, são seres à parte. Diferente fabricação. Máquina de primeira linha.Complexas, várias habilidades. Podem ser várias pessoas ao mesmo tempo, com perfeição impressionante.

O macarrão por exemplo, pode ser de sêmola ou ovos, contém gluten,tem sei lá quantas calorias por porção, pode ter vitaminas, ferro e um montão de outras coisas.

Nem sei pra que dizer na embalagem quantas calorias, só para nos lembrar que deveremos comer menos depois, ou então comer pratos enormes de saladas durante a semana como penitência. Deve ser coisa de algum homem.

Engraçado, a embalagem da pizza não diz nada disso, vai ver que é para dar uma folga para nós, simples mortais. Ou então, é porque ninguém do governo quer se comprometer, já que por lá tudo acaba em pizza mesmo.

O casamento não vem com manual. Não diz agora você é uma esposa, tem de fazer assim, assim e assim. Você é o marido, deve ser assado, assado e assado.

E a gravidez! Mulheres gravidas conversando parecem que são de outro mundo. O danado do bebê te faz enjoar, engordar, empurra seus orgãos que estão lá todos arrumadinhos, deixa sua coluna torta, chuta sua barriga, e ainda é o máximo. Certa vez conversei com o pai que assistiu o terceiro parto da mulher, em uma posição que nunca deveríamos ser vistas. Ela lá coitada, dopada, com a barriga toda aberta, e o médico (homem, claro) chama o marido e diz: Vem ver sua mulher por dentro. E ele explica: Esse é o rim, essa é a bexiga, esse é o baço, coitados todos fora de lugar. Coisa de homem tanta falta de sensibilidade.

Nasceu o lindo bebê, a mulher ama de paixão, alimenta, acalenta, mas sem manual.

Ele chora, e todas as probabilidades do choro são descartadas uma a uma, por pura intuição. Outra habilidade feminina. Com o passar de alguns dias a mulher é capaz de dizer o que o bebê tem só pelo jeito com que se mexe, uma compreensão mutua e silenciosa. Quando ele não resolve berrar até ser atendido e de ter monopolizado a atenção de sua mamãe.

Se ela tem mais de um filho, mas uma divisão. Ela é mulher, mãe, esposa, mãe de novo, dona de casa, profissional. Dentro do termo profissional, entende-se que é arrumadeira, cozinheira, psicóloga, babá, e mais seja lá qual for sua profissão remunerada.

Pois é gente, neste mundo globalizado deviam incluir como matéria básica escolar todos esses itens. Bobagem, não tem ensinado nem as disciplinas que são mais simples, quem dirá a complexidade do ser humano.

Aliás, a psicologia era uma matéria do curriculum escolar até uns anos atrás, dava um apanhado geral dessa coisa toda.

As fases da vida são maravilhosas, se descobrir é ótimo, se tornar grande por si mesmo, crescer, aprender.

Ouvi certa vez que nascemos, crescemos, ficamos bobos, casamos, envelhecemos e morremos.

Mas, esqueceram de dizer que em todo esse período aprendemos coisas que ninguém poderá nos tirar, nem a morte.

Para quem ler e pensar que acho ruim a maternidade, engana-se, foi uma fase fantástica que só nós mulheres sabemos. Foi incrível, passei por duas gestações diferentes, uma tinha disposição, flexibilidade, não tive dor, nem enjoo. Na outra, não queria falar com ninguém, enjoei durante nove meses, tive gastrite, anemia, e ainda sim foi maravilhosa. Era só para me dar a dica de como os filhos são diferentes, e se comportam de maneiras distintas.

Se alguém tiver as respostas em algum manual, escondido no fundo de alguma gaveta, por gentileza não deixem de me mandar, por e-mail claro. Afinal, vivemos em um mundo globalizado e emaranhado!

Patie
Enviado por Patie em 03/08/2007
Código do texto: T591521