SALVADOR A CIDADE DA PROSTITUIÇÃO ADOLESCENTE E ADULTA!

SALVADOR A CIDADE DA PROSTITUIÇÃO ADOLESCENTE E ADULTA

SALVADOR: SOL, PRAIA E TURISMO SEXUAL !!!

Agora em 2017 de olho no Carnaval e nas festas populares como micaretas e outras, Salvador entra no esforço nacional para reprimir a exploração de jovens por turistas que vêm à capital em busca do sexo fácil

Nem todos que chegam a Salvador no período de primavera-verão estão interessados nos fortes, museus, beleza natural e riqueza cultural da soterópolis. É justamente nesta época, quando aumenta o fluxo de turistas estrangeiros, que mulheres, crianças e adolescentes ficam mais expostos à exploração sexual, o que vem há anos reafirmando a inserção da Bahia na rota do chamado turismo sexual.

Muitas vêzes, esse turismo envolvendo principalmente de menores ou adolescentes, tem o aval das mães (em especial) tudo isso muitas vêzes em decorrência de uma união falida vulgarmente conhecida como separação. Companheiro para um lado e ela fica na dela.

Logo, a residência ficando sem a presença de um homem da casa, e a fragilidade ou ociosidade da mulher da casa tentando satisfazer as vontades da filha que muitas vêzes mimada e que não pode ver a filha de algum vizinho bem estruturado com alguma coisa nova nas mãos ou alguma roupa de marca famosa, então ambas ficam vidradas e se submetem a qualquer proposta e a mãe faz vistas grossas...É bem por aí.

Mas, no outro lado da moeda, existem elementos pilantrosos que conseguem se aproximar da mãe fingindo estar apaixonado por ela, para tentar até conseguir a filha também.

É o que mais tem por aqui em Salvador. O juizado de menores desesperado já não sabe mais o que fazer.

Para conter reduzir o número de ocorrências neste período, o governo federal lançou campanha, em parceria com a Organização Mundial de Turismo, para tentar reduzir a ocorrência do crime no verão. O custo total da primeira etapa da operação é da ordem de R$ 3 milhões. Entre as ações estão distribuição de impressos educativos e veiculação de vídeos dentro dos aviões.

O turismo sexual, se caracteriza pelo deslocamento de homens velhos deslavados de países do chamado "Primeiro Mundo" para os países pobres ou em desenvolvimento, em busca de aventuras sexuais.

O que na realidade no país dêles resultaria em cadeia, amputação do pênis e multas pesadíssimas, aqui no Brasil e principalmente em Salvador, Manaus e outras capitais, não dá naaada.

Salvador está uma cidade para mim, mais desmoralizada do país só ganhando para Manaus sabem porquê?

Nas páginas de realcionamento dão conta que Salvador é uma Cidade que parece que só tem prostitutas. A linguagem é em inglês ou em espanhol e por aí vai.

Outro problema é que esses elementos não procuram as prostitutas - as profissionais do sexo - para não gastar dinheiro. "Eles querem uma namorada, porque sai mais barato que eles procuram o envolvimento amoroso para tirar proveito, realizar fantasias eróticas e economizar.

E muitas vêzes se atrapalham e cantam uma mulher comprometida e séria que graças a Deus por aqui ainda tem milhões, aí terminam sendo surrados ou até mortos como eu já li casos por aqui.

Mas, ainda é exatamente neste ponto que a exploração é caracterizada. As mulheres vagabundas que não gostam de trabalhar, envolvidas neste tipo de relacionamento, facilitam a vida do turista, levam eles para lugares mais baratos, impedem que gastem mais e ainda servem como guias turísticas, apresentam a eles a cidade, fazendo o trabalho de um guia profissional, sem cobrar qualquer valor.

Elas fazem tudo para agradá-los e eles se aproveitam disso. A maioria que acaba se tornando vítima disso é mestiça e de condições econômicas menos privilegiadas. Acompanhadas de um homem estrangeiro essas mulheres acreditam ter elevado seu status, alimentando, assim, a auto-estima.

Nem pensem vocês que o turista sexual traz dinheiro para o Estado. Muito pelo contrário, esse tipo de turista gasta pouco. A maioria dos que chegam aqui é do tipo: italiano, alemão, suíço e espanhol, que são as "conexões" que acabam facilitando a chegada dos estrangeiros dessa nacionalidade, fazendo com que os autores do turismo sexual em Salvador sejam provenientes desses países.

Essas conexões são feitas, muitas vezes, pelo acesso a pacotes oferecidos por agências de viagens ou por contatos com estrangeiros que residem aqui. "Em Itapuã, por exemplo, há pousadas pertencentes a alemães", ultimamente, os turistas que procuram sexo fácil deixam de procurar hospedarias.

Eles estão alugando casas para temporada e a Boca do Rio está entre os bairros favoritos por estar nas imediações da orla marítima, onde está instalado qalgum clube de prazer. Para completar, no local é possível encontrar preços mais acessíveis de aluguel de imóvel.

COMBATE – O chefe da Delegacia de Migração da Polícia Federal na Bahia, Nelson Pires Neto, disse que o turismo sexual deve ser combatido pela polícia. Ele explica que esse tipo de prática geralmente envolve crianças e adolescentes, o que tipifica crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal, abrangendo as casas de prostituição, a indução à prostituição ou o chamado "agenciamento", ou seja, tirar proveito da atividade exercida por uma mulher.

De todas as polícias, a Federal é a mais atuante quando se trata desse gênero de crime por causa da existência de acordos assinados pelo governo brasileiro. A dificuldade, conforme Pires, é a impossibilidade de a PF identificar, nos aeroportos, por exemplo, as reais pretensões dos turistas estrangeiros que chegam em solo baiano.

"Nós verificamos se ele está em situação regular", disse, mas é possível aos próprios baianos e à polícia identificarem os autores, em meio a festas pré-carnavalescas, lavagens e datas tradicionais. Se algum "gringo" for visto acompanhado de criança ou adolescente em bares (consumindo bebidas), motéis ou pousadas, já é motívo para uma diligência ou começo de investigação. O lucro sobre a prostituição, outro crime que caracteriza o turismo sexual, muitas vezes, é detectado a partir de sites, anúncios em jornais e envolvem uma rede de atores, desde vendedores até os captadores nos países de origem.

CAMPANHA - Para combater e prevenir este tipo de crime, o Ministério da Cultura e Turismo lançou campanha no Brasil, com a intenção de conscientizar a população, principalmente empresários, agentes de turismo, guias turísticos, trabalhadores de hotéis, pousadas, especialmente os que atuam nas regiões costeiras.

O ministro Mário Guia disse, quando esteve em Salvador no Fórum Mundial de Turismo (ocasião em que houve o lançamento dessa campanha), que será distribuído material informativo para todos os agentes, buscando orientá-los quanto à prevenção do crime envolvendo crianças e adolescentes. Está previsto, também, o treinamento dessas pessoas para lidar com o turista sexual.

No material, há também blusas que devem ser distribuídas ainda este mês para guardadores de carro e panfletos para serem entregues nos aeroportos, para os turistas que chegam. A campanha é uma parceria com a Organização Mundial de Turismo e tem o foco mais direcionado ao turismo sexual infantil, conforme explicou Marina Diotalleir, da Organização Mundial do Trabalho (OMT), quando esteve em Salvador durante o fórum.

Segundo ela, há um trabalho de sensibilização em todo o mundo (a OMT congrega 35 países), visto que o turismo sexual infantil afeta países receptores e emissores. A organização vem atuando junto aos ministérios e órgãos governamentais através das ONGs. "Nós temos nossas crianças e temos que preservá-las", disse, destacando que há um esforço para aprovar uma lei em todas as nações integrantes da OMT para reconhecer o turismo sexual infantil como crime.

"Nem todos têm esta legislação. Nossa proposta é incorporá-la e adaptá-la à legislação nacional. É um problema que existe em todo o mundo e medidas de prevenção são necessárias. Não adianta existir a lei se ela não é posta em prática", completou Marina.

De qualquer forma, especialistas e profissionais, inclusive os que participaram do Fórum Mundial de Turismo, acordaram que os Brasil e a Bahia já deram um grande passo na prevenção desse crime, visto que o assunto vem sendo discutido e ações como essa campanha deflagradas.

Isso é uma vergonha para nossa cidade !

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 19/02/2017
Reeditado em 19/02/2017
Código do texto: T5917553
Classificação de conteúdo: seguro