PARAÍSO DOS HOMENS

É uma energia extraordinária que pode inegavelmente salvar vidas! É um mistério profundo que arrasta vultosas multidões. Pode ser uma vibração da força de vontade que provocará intenso contágio social. Constrói harmonia, equilibra os esforços; evoca transcendência de anseios para uma nova forma de se relacionar, de pensar, de agir e reagir. Ao mesmo tempo destrói muros, rompe barreiras, congrega mentes para uma sanidade invisível que se concentra e transforma a aridez de expressões faciais em sorrisos que se convertem e que arrebatam toda e qualquer indiferença. Em todos os ambientes pode penetrar, às vezes, sem ser notada, pois o seu resultado deve espalhar uma contaminação igualitária e demonstrar que há um clima todo diferente que aquecerá mentes e corações. Ela é forte, mobilizadora e tem poder de trazer epifania e claridade a todos àqueles que a idealizam em um meio social. Conforme o físico teórico, alemão, Albert Einstein, “a paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”.

Porquanto o poder que a paz emana é incomensurável. Ela é capaz de dominar guerras; de estabelecer consensos; de criar um universo favorável ao plano coletivo mundial. Quem nunca sonhou com a paz? Sem ela, definitivamente, não é possível viver; sem essa energia transubstancial não é possível coexistir nesta esfera terrena. O grande filósofo e matemático, grego, Plantão, nos confere que “a paz do coração é o paraíso dos homens”. Para que possamos transitar neste mundo com alegria, com esperança e com fé é necessário, precipuamente: a força da paz na vida de cada ser humano. Através da sensação de tranquilidade, podemos promover amor, podemos gerar caridade e solidariedade, em busca de uma sociedade mais atenta e compassiva. Tal ideia suscita ainda a empatia humana, pois quem deseja paz, não a quer na solidão. Esse efeito, que também é produto de nossas atitudes, deve prevalecer sobre todo tipo de desequilíbrio, sobe todo o tipo de maldade, pois a serenidade, o equilíbrio e a placidez são adquiridos com trabalho ininterrupto, com escopo de ser melhor perante as agruras, os reveses e as dificuldades humanas. Destarte toda e qualquer dúvida a respeito, deve ser elucidada perante os desafios, pois a conquista dessa fleuma requer superação contínua e batalha constante contra a terrível manifestação interna que pode nos visitar para sermos egocêntricos, individualistas ou de sermos gananciosos.

Ainda assim é incrível como, por muitas vezes, não percebemos o poder que a paz tem de transformar nossas vidas. Sem paz não podemos ir mais além; sem a seiva da paz não é possível ser bem-aventurado; sem essa sensação não podemos ter saúde, não podemos cuidar das pessoas que amamos. A paz é uma necessidade extremamente relevante em todos os aspectos que envolvem a nossa vida. Nesse intuito vale apenas pararmos para refletirmos nossas existências e nos conscientizarmos sobre como estamos contribuindo para que aquela reine nos lares, nas cabeças de todos os que nos rodeiam. O filósofo alemão, Arthur Schopenhauer, nos confia que “da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz”. Por outro lado é preciso arrazoar também sobre como iremos construir e igualmente dissipar esse efeito. Pois esse saldo não é forjado com generalizada omissão. Não podemos confundir sossego com passividade ou ainda paz com inércia, pois ajuizando assim, estaremos propagando um conceito equivocado e acovardado. A espera passiva ante os acontecimentos, sem intervenção coerente, sem proatividade pode se transladar em algo inesperado, impensado e a decorrência poderá ser desastrosa. O conceito de quietude vai, além disso, em um mundo em que não podemos apenas assistir o que nos apresenta. Temos que estar ativos e agindo apropriadamente para direcionar os fatos ao que é sensato. Saibamos agir, entretanto agir certo! Quantas vezes permanecemos pensando deliberadamente por horas e horas, dias e dias, sem colocar em prática a ação necessária? A procrastinação também é um dos abismos de não conseguirmos manter conosco esse nirvana tão almejado.

Nada pode ser feito sem entendimento, tudo com paz, indubitavelmente, é muito melhor! A vida é mais em concórdia! O escritor, Albert Eisntein, ainda nos instrui que “quem conheceu a alegria da compreensão conquistou um amigo infalível para a vida”. O transcorrer dos dias e das noites são melhores, são mais bem vividos, são bem mais divertidos em paz! Esse sentimento está em nós, ele está pronto para brilhar em nossa história! Deixemo-nos invadir por tão nobre cálice! Permitamo-nos transbordar com essa água cristalina! Não esperemos o confronto causar estragos a nossa volta para que tenhamos em mente o quão é o valor da paz! Ela nos faz intrinsecamente levitar, ela nos faz sermos gloriosos! Faz-nos mais e com uma visão ampla perante os episódios contemporâneos! Ouçamos essa voz, a voz da ternura, do perdão, voz que prescinde a tudo que pode revelar mais felicidade, simplicidade e gratidão ao que se apresenta! Paz: palavra pequena e que possui extremo poder diante do universo! Portanto absorvamos então o que nos profere, o cientista americano, Benjamim Franklin: “paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família”.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 19/02/2017
Código do texto: T5917571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.