Será que conhecemos o mesmo Rio de Janeiro?

"Pode botar a fantasia carnaval! Economia, é no muundial".

E o Guanabara?

Quem observa daqui de cima, nem percebe!

Desde pequeno que ouço rádio. E melhor: Rádio A M

Como todos sabem, sou de Nova Friburgo. Cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro.

Durante manhãs, tardes e noites de minha infância? Correria total para sintonizar as principais Rádios que eu curtia.

Manchete, Rádio Globo e Super Rádio Tupi.

Essas, pegavam muito mal ou quando pegavam!

Ah mas era tão gratificante estar mais perto do Rio...

Clima tropical, transmissões diretamente das praias!

Apresentadores e entrevistados com sotaque totalmente puxados.

Época totalmente violenta no Rio de Janeiro... Tempo que o proibidão vindo direto das favelas invadiu as escolas através dos celulares dos alunos.

Sexo? Não, pura rivalidade de facções!

Eles só mostram o que querem... Mas porquê, estando dentro de uma grade de programação, com tantos noticiários catastróficos, não divertir seus ouvintes em manhãs, tardes, noites e madrugadas?

Enganação?

Do pior do Rio eu já sabia a muito tempo. Só queria ver a parte boa.

A tia da favela que sai todos os dias cedo para trabalhar, ouve direto da casa dos patrões e ainda participa pelo telefone! E melhor: ganha prêmio.

Trabalhadores de folga ou na correria do Metrô.

Fofocas?

Juninho Tititi e a nossa querida Juju! Quem já viveu tais momentos, nunca esquece.

Pelas ondas da Manchete, Juninho vai pras praias com sua equipe animar a galera, enquanto pelas ondas da Globo, Juju se prepara para nos divertir com seu programa ao meio-dia sem papas na língua!

Fala, Juju!

Eu amo você, I love you?

Tudo o que eu queria era um computador para ouvi-los em alta qualidade.

Por volta de 2011, consegui.

Demorei um pouquinho, mas peguei ainda um pouco da boa programação em alta.

Me restou a Super Tupi.

Sempre amei o modo de jornalismo deles!

Divisão de apresentadores, jornalistas e equipe. Montagem da programação, sincronismo de trilhas, jingles, vinhetas e chamadas.

Apresentadores que nossos ouvidos rejeitam e não conseguimos ouvir de maneira alguma, tem em todo lugar!

Mas o período que eu sempre gostei do rádio, foram as manhãs.

A maneira certa de informar e divertir. Por mais que o trânsito esteja horrível, mais um incêndio ou tiroteio na linha amarela.

Sim, várias vezes passei pela capital.

Inclusive nesse fim de ano, sozinho. Quando viajei para São Paulo.

O Rio é uma maravilha...

Visto aqui de cima. E claro, possui diversos locais turísticos lindos!

Até do alto dos morros mais perigosos.

Vontade enorme de passear na cidade, até que tive a oportunidade.

Andar pelas ruas da cidade, não consigo até hoje!

A sensação de ser assaltado é permanente. Pior do que isso, né?

Assalt in life.

Diversas amizades pela internete?

- Você é do Rio de Janeiro, né?

- Sim...

- Sabia que eu tenho muita vontade de ir até aí?

- É?

- É.

- Então já fique com essa dica. Eu não te recomendo a capital. Vai para região dos lagos, qualquer outra cidadezinha. Tem criminalidade em alta? Tem. Porém, você fica mais tranquilo com as probabilidades menores.

Você não foge do destino... Olha o avião caindo aí!

Ótimo tempo em que eu viajava para o Rio a tratamento. Mal podia esperar a hora só para ficar sintonizando as rádios pelo caminho!

Porém, o tempo passou, as Rádios praticamente quebraram, o bom humor foi se perdendo gradativamente e o carioca ainda segue em sua correria diária para tentar se manter.

Criminalidade que segue de ponta a ponta. Governantes que não sabemos se interagem ou combatem.

País rico?

Teremos quando conseguirmos empregar a todos.

"Mas, nem todos se dão a oportunidade!"

Precisamos de mudanças primárias, dentro dos próprios presídios!

Quem sabe...