O ATO DE ENVELHECER

Quando começamos a envelhecer? É fácil determinar. Os especialistas no assunto têm suas teses, e, eu, que não sou especialista e sim observador, tenho a minha. O menino começa a envelhecer no momento do início de seu amadurecimento: surgem os primeiros fios de barba e a voz começa a mudar. Sua libido aumenta. Coisa da natureza. A menina ovula e menstrua. Começa a ficar madura também, e junto chegam os primeiros raios do envelhecimento. Alguns cientistas são proselitistas e dramáticos e discordam. Eu trato a vida com poesia. Envelhecimento e amadurecimento andam juntos até o corpo completar-se na sua plenitude. Os meninos ganham músculos e força física e as meninas têm as transformações para serem mães. Depois disto, cessa o processo do amadurecer e a envelhescência segue solita no seu fluxo inexorável até o fenecimento. Neste rio vivencial as mulheres carregam todas as dores físicas e emocionais, por isso são mais fortes. Eu disse mais forte? São! Eu não choco-me em afirmar isto. As dores do mundo estão com elas. Num mundo machista o simples fato de nascer já constitui um desafio. Dor do parto? Tiram de letra? Se fossemos nós, a humanidade acabaria em dois toques! E todos os tipos de discriminação então? Trabalham jornadas duplas, às vezes triplas? Quando são abandonadas, vão a luta como verdadeiras guerreiras que são. Tornam-se inférteis rapidamente, pois a natureza lhes têm outras tarefas que é a de cuidar dos rebentos e mais tarde os rebentos de seus rebentos. E ainda cuidam de nós, que morremos mais cedo. Nós somos férteis durante muito tempo. Entretanto, numa avançada idade a instrumentalização necessária para continuar a povoação do planeta sofre uma avaria... Ficamos em desespero, pois achamos que o mundo acabou para nós. Corremos na farmácia, pegamos o azulzinho e morremos coração.

Elas continuam firmes e fortes, pois suas grandes tarefas ainda não terminaram.

E neste pensar, cheguei à conclusão que a Igreja Católica mentiu descaradamente para todos nós sobre os anjos: Os anjos são mulheres. Neste planeta se existe algum ser capacitado para tornar-se anjo, são elas.

Deu, chega! Estou de novo elogiando as mulheres. Não perdi esta mania ainda. Desculpem-me os homens. Mas o que vou falar contra? Tem alguma coisa contra? Ah! Agora lembrei? A minha vizinha do 402.

Toda vez que vou fumar o meu cigarrinho na janela, está lá ela, em pelo, arrumando a cama. Essa aí nunca vai ser anjo!

Eu estava tentando deixar de fumar, agora o vício voltou com tudo.

Sérgio Clos