RESPEITO ÀS VAGAS PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO

Idosos e pessoas com deficiência têm, por lei, direito a vagas preferenciais em áreas públicas, comerciais e espaços de lazer. As vagas existem, mas são comuns as situações de desrespeito. É para reverter essa situação que o Ministério Público do Estado do Acre (MPE), por meio da Promotoria de Defesa da Cidadania, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), lançou desde 2011, as campanhas “Esta vaga não é sua nem por um minuto” e “Vagas destinada a idosos- Eu respeito".

A campanha lançada naquela época, ganhou as ruas com folhetos educativos, faixas e adesivos para conscientizar a sociedade e garantir o direito de uso dessas vagas aos idosos e pessoas com deficiência. “A gente espera que essa campanha seja “comprada” pela sociedade.

Para quem finge não saber, é bom lembrar que atualmente 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados são destinadas aos idosos, e 2% delas, estão reservadas para quem tem algum problema de locomoção. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa, remoção do veículo e perda de ponto na carteira de quem estaciona nas vagas exclusivas.

Eu acho até pouco essas medidas punitivas porque quem faz, faz com prazer e maldade e não está nem aí.

Até lá no Acre começo do Brasil o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Ismael da Cunha Neto, ressaltou que existem no Acre 37 mil pessoas com 60 anos ou mais, e que a campanha chega em um bom momento. “O mais importante é a gente reconhecer que os idosos e seus direitos precisam ser respeitados. Espero que a sociedade brasileira num todo, continue abraçando e tentando respeitar essa campanha que promete ser duradora, e a caneta e o papel estão funcionando e prá valer. Uma campanha pelo respeito aos direitos das pessoas idosas e pessoas com deficiência.

"Esta vaga não é sua nem por um minuto!"

"Afinal, o que é respeito?"

É o reconhecimento dos limites de alguém? É a busca pela ética? É o seguimento dos padrões morais estabelecidos pela sociedade?

Não, o respeito vem de dentro.

Não vem do berço, mas se aprende através das conversas no seio da família, do almoço de domingo, da escola e brincadeiras de roda.

Vem das relações entre amigos, do sentimento, da desconfiança, da personalidade.

O respeito está em nós, mas só é incitado pelo ensinamento e orientação, o que talvez esteja em falta hoje nas escolas…

Ou não seja a ausência de instrução. É apenas uma má articulação das notícias.

Há campanhas, sites, blogs, ONG’s, voluntários…

Enfim, falta ENGAJAMENTO.

Infelizmente como eu vejo aqui em Salvador, o idoso ou o deficiente físico tem que se virar de qualquer forma. Seja para ir numa loja, pagar uma conta ou passear. Vejo também que eles esbarram-se com muitos obstáculos pela cidade. Passeios esburacados ou altos demais, carros estacionados em rampas ou passeios, por exemplo. Muita gente sem consciência deve se ligar que muita gente hoje com deficiência física, as vezes sofreu algum acidente na adolescência e hoje se locomove com cadeira de rodas, muitos também já foram motoristas, e que só é idoso quem envelheçe porque não morreu novo.

Sei que para muitos, essa tentativa de exemplo não passa de uma indignação diante dessa pouca vergonha mas, afinal de contas, basta entender um pouco o problema alheio tomando posicionamento de telespectadores ou devemos ir a fundo nessas questões e descobrir efetivamente que deficiente físico e idoso são pessoas vivas, produtivas e contribuintes e merecem espaço, direito e respeito na sociedade.

Existem muitos descasos associados a certa ambiguidade, afinal, esse não é um dos mais fáceis assuntos de se conversar, mas, a falta de acessibilidade hoje é gerada por questões sociais e éticas sérias como o desrespeito e grosseria dos que se dizem "humanos".

Já passou da hora de ponderar diversas questões e principalmente a falta de ética ou conscientização daqueles que usam a clássica desculpa de que ‘’não vai demorar’’ ao estacionarem em vagas que não lhes são destinadas, ou dos proprietários de muitos estabelecimentos irregulares que utilizam 90% do espaço disponível para circulação nas calçadas.

No dia a dia, pessoas com deficiência e idosos correm sério risco de atropelamento nas grandes metrópoles do país, São Paulo, Rio de Janeiro e a campeã Salvador onde num décimo de segundo o motorista já está investindo para cima do pedestre mesmo na faixa por causa excessiva rapidez com que os semáforos abrem, permitindo a passagem deles, que se recusam a respeitar as faixas de pedestre.

Em Curitiba, está sendo testado um sistema capaz de trazer mais segurança para nós e pessoas com idade avançada. O cidadão coloca seu cartão-transporte em contato com um dispositivo, passando a ter 18 segundos e não apenas 12 para completar sua travessia. Esse acréscimo de tempo não prejudica nenhum condutor, pois terão de aguardar apenas três a cinco segundos a mais.

Tomara que Salvador abraçe essa moda também.

Pergunto agora aos amigos do paralerepensar, O que acontece hoje quando se estaciona em uma vaga para idoso em Salvador?

Leiam os desabafos desses motoristas tão inocentes fisgados pelos agentes de trânsito daqui !!!

“Isso me parece uma atitude de cunho arrecadatório”; “Nunca mais volto a esse shopping”; “vou entrar na justiça contra todo mundo”. Estas são algumas reações de motoristas surpreendidos com uma notificação de infração por estacionamento em vagas para idosos, dentro de um shopping de Salvador. A fiscalização foi intensificada por agentes de trânsito da Prefeitura. Mesmo os idosos acima de 60 anos precisam da credencial afixada no carro para não sofrerem as sanções. De acordo com a Transalvador, até o final de Abril, mais de 30 mil idosos tinham obtido a credencial para as vagas em Salvador.

“Isso é corrupção, fraude, falta de educação”, condena a agente de trânsito diante de motoristas que estacionam indevidamente.

A infração é apontada como leve pelo Código de Trânsito, gera multa de R$53,20 e uma anotação de 3 pontos na habilitação. Pelo orçamento 2015, a Prefeitura de Salvador calcula arrecadar, só neste ano, R$85 milhões por “multas previstas na legislação de trânsito”.

Declarações de um dos Cara de pau, filho de papai querendo levar os agentes de trânsito no papo. Esse mesmo tipo de gente ruim as vezes até drogado, alcoolizado ou nervosinho não respeita faixa de pedestre, sinal vermelho, filas preferencias e muitos outros. Um tremendo "171" para os trouxas.

A minha opinião:

A cada dia que passa vejo que os condutores fingem não conhecer as leis de trânsito. Será que esses condutores não sabem que NÃO DEVEM estacionar nas vagas reservadas para idosos? Eles sabem sim,nessa hora todos são inocentes e a culpa ainda cai sobre a fiscalização que está corretíssima. Canso de ir ao shopping e ver pessoas jovens colocando os carros nessas vagas e quando colocam saem correndo para não serem advertidos pelos seguranças. Todos tem uma desculpa esfarrapada,tolerância zero neles transalvador. TÁ APOIADO.

Como é que pode? O cara não respeita as vagas preferenciais e ainda quer argumentar alguma coisa? Esse povo tem mais é que tomar vergonha na cara a aprender a respeitar as leis, rapaz. O que mais vemos nos mercados e shoppings é gente ocupando vaga de idoso e cadeirante, numa total falta de consciência e cidadania.

Quem é habilitado para dirigir, tem por obrigação de respeitar a determinação de que as vagas para o idoso e deficiente físico, somente devem ser utilizadas por eles. Cabe multa e perda de pontos na carteira. A fiscalização deve ser rigorosa. Deve haver destaque com placas que determine com melhor visualização estas vagas. Deve haver mais postos para a emissão do cartão de idoso e deficiente físico.

Entretanto, acredito que tudo seja uma questão de EDUCAÇÃO. Cabe uma campanha na mídia.

E...Parabéns Transalvador . À prefeitura deveria aumentar o valor da multa para no mínimo R$ 200,00 e 7 pontos na carteira. O que mais se presencia nos shoppings são os Babacas exibicionistas, com celular no ouvido, óculos escuro na cara estacionando em vagas especiais mesmo com os shoppings vazios simplesmente para ficarem próximos a porta de entrada.

Se não querem ser multados, simplesmente não estacionem. Andem direito !!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 02/03/2017
Código do texto: T5928600
Classificação de conteúdo: seguro