POR QUE SOU A FAVOR DO UBER?

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

EU SOU A FAVOR DO UBER

Taxistas de diferentes partes do Brasil têm rejeitado de maneira jurássica a chegada do aplicativo Uber ao país, realizando manifestações, ruídos, agressões físicas e verbais violentas aos também usuários do Uber, pensando eles que vão angariar simpatia e respeito pelos próprios taxistas, ou quem sabe amedronta-los através da força bruta para que não "peguem os carros do Uber" e eles também vão buscando articulações para proibir seu uso. Desta vez a polêmica está sendo aqui em Salvador.

E o Prefeito ACM Neto em que eu votei, está se deixando levar pela emoção e vitimismo dos grossos taxistas, e está mandando a "TRANSALVADOR" apreender os veículos do Uber e pô-los no estacionamento da mesma entidade pretencente a Prefeitura e só liberando-os mediante o pagamento de multas que chegam até 700 reais.

Taxistas furiosos e mal educados como sempre me parece na noite de domingo (24), quase jantam um motorista e um casal de passageiros do Uber nas proximidades da orla marítima do bairro do Rio Vermelho, e o casal agredido, era carioca. Enquanto a multidão de taxistas batiam com as mãos na chaparia do carro bufando furiosamente, o casal de turistas e o motorista do Uber ficaram no interior do veículo assustados com tamanha selvageria orando pedindo proteção de Deus e torcendo para que aquela confusão logo acabasse, depois eles com toda razão prestaram queixas na 7ª Delegacia daquele bairro, e ainda na saída foram insultados com palavras de baixo calão pela classe lá deles os taxistas. Que coisa feia para nossa capital não é Prefeito Neto? Será que o sol não nasceu para todos Prefeito?

POR QUE SOU A FAVOR DO UBER E NÃO A FAVOR DA DECISÃO PRECIPITADA DO PREFEITO ACM NETO?

Recentemente no início de março durante uma folga de trabalho a caminho da praia, tive a oportunidade de experimentar o Uber, serviço de transportes que está se espalhando pelo mundo, de forma paralela à de táxis e ao qual Salvador já deveria ter aderido.

Quando falamos de táxis, em Salvador, o que nos vem à mente?

1) São poucos (cerca de 7 mil, para uma população de quase 3 milhões de pessoas; em Buenos Aires, eles são 30 mil). Isso eu pesquisei por minha própria conta.

2) São caros (uma corrida do Aeroporto para o Itaigara custa R$ 99, quando gera uma despesa, para o motorista, em termos de combustível, desgaste do carro, etc., de R$ 10, sendo pessimista).

3) Sobram os exemplos de usuários enganados por motoristas desonestos, principalmente em períodos de festa, como o carnaval e o réveillon.

4) Muitos carros são velhos, sem ar-condicionado, e tem até carros da marca gol cara quadrada, fiat uno das antigas se dizendo taxi.

5) Também é fácil deparar-se com motoristas que tratam os usuários como se estivessem fazendo a eles um enorme favor, motoristas bafudos de cachaça, mau hálito e outros sem um pingo de educação.

6) Grande parte das licenças de exploração do serviço de táxis está nas mãos de poucas pessoas, que alugam para os motoristas e lhes tiram o couro, a exemplo eu José Joaquim e a minha esposa, todo inicio de mês quando fazemos nosso mercado no "Atacadão" do Retiro, já temos um rapaz que nos transporta de lá até a nossa residência e o valor não passa de 15 reais, e pela bandeira (sorte nossa). Mas nem todos são honestos assim que nem esse rapaz.

O que vi, no Uber quando precisei ir até a praia de Jauá no início de março. Leiam abaixo:

1) Carros novos

2) Motoristas educados

3) Ar-condicionado, música evangélica para quem gosta na altura certa, água mineral para nós usuários, além de jornais, revistas, chocolates, etc.

4) Valor da corrida informado no momento em que se pede o serviço, você fica tranquilo.

5) Pagamento feito via cartão de crédito (ao serviço, não ao motorista)

6) Tarifas muito mais baixas (um táxide Itapoã até a Baixa de Quintas custa R$ 120; de Uber, do mesmo local para a Baixa de Quintas, entre 50 e R$ 70) e aí?

7) Recebimento, via e-mail, de mapa com o trajeto feito pelo motorista

Vejo governantes como o nosso Prefeito Neto que todos nós votamos e não nos arrependemos e continuamos aplaudindo seu trabalho.

Mas o Prefeito está pecando por estar passando a mão pela cabeça desses taxistas mau educados e agressores de boca porca e ficar perseguindo o Uber.

Prefeito, pare para analisar e se conscientize.

Ficar contra o Uber, a meu ver, é colocar-se contra a população, em benefício de uma minoria por sinal grossa sem comprometimento com a o usuário que explora um serviço caro, ultrapassado e que dá lugar a uma série de distorções.

Quem sabe assim com a concorrência do Uber os motoristas de taxi aprendem a atender melhor o consumidor. Afinal pagamos uma fortuna para qualidade zero e ainda corremos o risco de pegar algum espertinho que aumenta o percurso, que dirige feito tartaruga para extorquir o cliente. Sem contar a quantidade de motoristas mau-educados que já tive a infelicidade de encontrar.... Parece até que estão fazendo um favor, quando na verdade estamos pagando pelo serviço.

E tem outra coisa; Quem de nós nunca tomou balão de um taxista espertinho que foi ao seu destino por um caminho mais longo ? andando kilômetros e mais kilometros para lugar algumOutra coisa quase nunca o motorisa do taxi é realmete o dono do alvara , problema é que a mafia dos taxistas nao querem peder nenhum centavo !!!

Por isso, esse UBER veio pra bater de frente contra a corrupção, bandidagem, exploração, mafia entre outros. Taxi aqui em Salvador está uma fortuna e qualquer viagem....e você nunca sabe o que pode acontecer no percurso.

O Uber não é mais barato, mas o serviço é MUITO melhor! Concorrência é bom e faz bem! Tá na hora de sair da zona de conforto. Deviam protestar contra o governo, e não contra um serviço aprovado por quase todos os consumidores inclusive eu José Joaquim !

Se o Prefeito de Salvador ACM Neto continuar resistindo à inovação que veio para ficar chamada "Uber", ele estará privilegiando poucos, em detrimento da maioria que é a população que o elegeu.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

jjsound@latinmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 09/03/2017
Código do texto: T5935982
Classificação de conteúdo: seguro