O lado negro da força

Já repararam como a vida, às vezes, parece querer te puxar para o lado negro da força?

É estranho, mas real. Que me perdoem os amantes de Star Wars, que aliás, me coloco entre os mesmos, mas, o lado negro da força, da vida real, é muito mais negro do que o da ficção. É estupido, mas têm vezes, que nos colocamos em situações onde somos testados, e nosso caráter, posto à prova.

Lembro-me, de uma frase do filósofo Mario Sérgio Cortela, onde o mesmo, dizia que, não existe essa de “a ocasião faz o ladrão”. Para ele, a ocasião apenas revela o ladrão que desde sempre fora. Então, nesse caso, essa manhã, descobri-me, que, talvez meu caráter, é muito mais forte do que eu imaginava.

Levantei-me, às seis e pouco de uma manhã cinza, fria, para mais uma vez ir ao centro da cidade procurar emprego. Vim a belíssima Chapecó para estudar História, na universidade federal. Um sonho, que, agora torna-se possível. Já estou na cidade tem umas duas semanas, e vim, ao velho e bom modelo “cara e coragem”, com dinheiro para pagar o aluguel um único mês, sem muito dinheiro para comer, morando com gente estranha que compartilha do mesmo sonho. E, a exatas duas semanas, eu enfrento quase 8 quilômetros a procura de emprego. Quase distribuo Curriculum como se fossem panfleto, e ainda por cima, o tempo está passando e não sei ao certo, para onde vou no mês que vem. Tudo isso, e, ainda por cima, nessa manhã, fui agraciado com uma tempestade no caminho para a cidade.

Fui a pé, na chuva, e não pude ir onde eu queria, e, muito menos, ir a qualquer entrevista de emprego. A sorte não estava ao meu lado. Bem verdade, nunca esteve.

Mas essa manhã, molhado e frio, lembrei-me de Mario Sérgio Cortela, e de sua frase, sobre o ladrão. Fiquei, naquele momento, refletindo:

Seria eu capaz de tudo quando não tiver nada? Surpreendentemente, me veio à cabeça, que, não teria coragem de roubar ou matar para sobreviver, mas a grande questão é: O fim do mês ainda não chegou. Minha barriga ainda não ronca.

Duvido muito que eu tenha coragem para ir além de uma simples reflexão, mas fico imaginando, quantas pessoas não se submetem a essa realidade? Quantas, como eu, cheia de sonhos e esperança, não são trucidados, dizimados e largados sozinhos por aí, em uma cidade desconhecida, longe dos que ama, e, imediatamente, lhes surge essa mesma reflexão.

A vida é difícil, longe da ficção então, muito mais. Não existem sabres de luzes, ou mestres Yodas para te ensinar a usar a força. Aqui, você é testado, e o teste é pesado. Espero e torço, muito, por todo mundo que está passando pelo mesmo que eu, para que, consigam o que mais desejam. E que eu consiga o meu emprego, seja qual for, logo. Estou me mantendo longe do lado negro, por enquanto, e, pretendo continuar assim por um bom tempo.