É tempo de gerar gentileza

Fazer compras é algo muito comum, disso todos já sabemos. No entanto, para mim, fazer compras é algo delicado; pois, mesmo escolhendo e experimentando roupas e calçados com todo o cuidado possível, sempre volto à loja para fazer alguma troca.

Vi uma blusa linda com estampa do Le petit prince (O pequeno príncipe), mas, na pressa de ir para casa, acabei comprando sem experimentá-la. Achando-me muito magra, levei o tamanho PP. Não podia ser de outra forma: voltei à loja, no outro dia, para trocá-la pela P.

Cheguei à loja munida da blusa e de sua nota fiscal: tudo que era necessário para fazer a troca. No entanto, no guichê da loja, a atendente me avisa que só é possível fazer a troca com algum documento com foto! E agora? Não sabia dessa! Voltar em casa para pegar um documento?

− Moça, não se preocupe− falou um homem que estava atrás de mim− eu faço a troca por você!

Nossa! Quanta bondade! Minha salvação! Jamais imaginei que alguém poderia me ajudar numa hora dessas! Porque, afinal, não era nenhuma emergência!

−Muito obrigada, senhor, fico imensamente grata!

− Não é nada demais, também vim trocar uma roupa que comprei para meu filho. Então não custa nada fazer sua troca também.

−Obrigada mesmo!

Esse senhor fez minha troca, agradeci-o novamente e ele, mais uma vez, disse-me que não tinha custado nada. Isso mesmo, ser gentil não custa nada. Então, por que será que a gentileza anda tão escassa em nossa sociedade? Não pude deixar de fazer essa reflexão.

Ajudar o próximo: um dos principais mandamentos do cristianismo; mais que isso, é um ato de humanidade. Ser gentil com as pessoas, compadecer-se de alguém é nosso dever como seres humanos, pois é cuidar da nossa própria espécie.

Confesso que sempre pensei nesse “ajudar o próximo” como sendo ações de urgência como, por exemplo, em casos de fome e de doença. Mas a atitude desse senhor, que não sei nem o nome, fez-me refletir que essa ajuda vai além do emergencial, estende-se pelo dia a dia, pelo corriqueiro, pelas pequenas atitudes de gentileza.

Não é com grandes campanhas de caridade que demostramos nosso amor ao próximo, não que elas não sejam válidas, ao contrário, são muito importantes para quem é alcançada por elas. Mas são nossas atitudes cotidianas que revelam nosso caráter, que transparecem nossa consideração pelos que estão ao nosso redor.

Enfim, que possamos demostrar amor ao próximo não apenas em campanhas pontuais de caridade, e sim todos os dias. Como já disse um grande sábio “Gentileza gera gentileza”. Todo tempo é tempo de amar, é tempo de gerar gentileza!

Eulidiane Morais
Enviado por Eulidiane Morais em 24/03/2017
Reeditado em 24/03/2017
Código do texto: T5950949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.