Mariposa Branca

Com asas de 30 centímetros entre o topo de cada uma das pontas ao alto delas, uma mariposa muito branca procura repouso numa pedra que se encontra numa ilha tropical. O inseto, tão claro, parece uma folha de papel, supostamente levada pelo vento, caso alguém a visse à distância. Não, ela existe, com vida própria. Está lá.

O seu cotidiano é uma sequência de frustrações. A natureza não perdoa. A seleção natural não dá uma trégua. Quando busca refúgio, o que ela tem à disposição? Pedras, árvores, folhagem, troncos, chão, terra. Nada que fosse assim tão alvo como ela. Flores brancas também não servem, são pequenas pro tamanho que tem.

Pensou se seria ela mesma uma aberração da natureza. É normal ser assim? Ou ainda, seria apenas um ponto fora da curva, que a ciência e os entomologistas ainda não alcançaram? Ainda se fosse uma borboleta, que pousa com as asas fechadas, imaginou que poderia ser uma vida mais fácil.

A mariposa se irrita, é constantemente atacada por predadores. Procura fugir, não tem pra onde. Dia após dia, a mariposa tem uma única sensação: meu lugar não é aqui. Onde seria? Pensou num lugar frio, em que tudo é branco que nem ela. Concluiu que era ainda um inseto, não teria igualmente condição mínima de sobrevivência. A mariposa não consegue encontrar uma resposta.

Assim, frustrada, irritada, incomodada, ela segue o cotidiano. O que ela fez para merecer isso? Por que todos insistem em olhar e apontar para ela quando a única coisa que faz é apenas... estar ali? Não é uma condição, ela não é albina. Nem conhece outros pares que poderiam lançar uma luz ao problema. Ela está sozinha, e o sentimento de solidão a incomoda. Não, não resta nada mesmo.

Por pura teimosia, a mariposa branca não se rende. Forte? Ela só faz o que é necessário. Às vezes foge, quando precisa. Se é cansativo fugir por conta de predadores, por outro é fácil, já que não se vê pertencendo a lugar nenhum mesmo. Ela provavelmente não está bem adaptada ao meio, deve ser devorada por ele. E quem está?

No breve período de vida que tem à disposição, a mariposa branca, com suas grandes asas, segue burlando o sistema. Algumas crenças dizem que a chegada de uma mariposa branca é sinal de boa sorte, ao contrário das mariposas comuns. Não se especifica, porém, quem afinal é o alvo dessa sorte.

GaP
Enviado por GaP em 26/03/2017
Código do texto: T5952647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.