Salve a sexta-feira!

A rotina e o capitalismo são as maiores máquinas do tempo jamais inventadas. Com uma ressalva: a viagem é apenas para frente. Para trás, resta o refúgio da nostalgia via memória ou de itens materiais como fotografias e vídeos que, na era digital, se perdem a cada HD pifado.

Hoje mesmo vi no supermercado panetone com decoração natalina. Nada contra panetones de padaria que são feitos ao longo do ano mas a caracterização de flocos de neve, renas e anjos tocando trombetas me parece prematuro visto que estamos num nove de outubro. Não passou dia das crianças, Halloween, Black Friday e o saco do velhinho já nos esfrega à cara.

Ano passado vi alguém comentar “ainda nem é dezembro, parem de apressar o natal”. Neste ano eu digo “ainda nem é novembro, parem de apressar o natal”. Daqui alguns anos alguém dirá “ainda estamos em 26 de dezembro, parem de apressar o natal do ano que vem”.

Isso tudo nada mais é do que o reflexo pós-modernista causado na relativização do tempo. “Não diga que eu não avisei” em algum lugar Einstein nos mostra a língua. Após reforma do calendário Juliano seguida de séculos de calendário Gregoriano, tem-se na atualidade um novo modo de contar os dias da semana.

Assim, a “segunda-feira” não se chama mais “segunda-feira”. Ela agora se denomina “é segunda-feira DE NOVO”, com ênfase na caixa alta. A “terça-feira” foi renomeada para “ainda é terça-feira...”, assim, reticente. O meio da semana útil ficou como “ó, já é quarta-feira”. “Quinta-feira” então, coitada, sofreu a maior das crises existenciais: perdeu o quinto do nome para “é quase sexta-feira”. A titulação do suposto ápice da semana não tem um consenso visto que cada um coloca entonações diferentes de acordo com o estado de espírito que quer causar nos outros que não necessariamente é aquele sentido de verdade por essa pessoa.

Tudo bem viajar no tempo. Eu só queria alguma âncora, um tempo pra respirar, apreciar a paisagem. Aproveitar o pior das segundas-feiras antes de endeusar as sextas. Remar contra a modernidade. Desligar o celular. Mas não sem antes checar essa notificação que acaba de aparecer.

GaP
Enviado por GaP em 26/03/2017
Código do texto: T5952669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.