Aguente firme / Hold on / O verdadeiro milagre...

Há períodos em nossas vidas durante os quais nos julgamos incapazes de continuar e enfrentar as dificuldades passageiras ou crônicas que sofremos.

Nos questionamos por quanto tempo ainda teremos forças para, além de resistir, perseverar em busca de tempos melhores.

Mecanicamente, ao cumprimentarmos amigos ou conhecidos, lhes perguntamos se está tudo bem ou como estão vivendo e, também automaticamente, quando educadamente somos instados a falarmos de nós e dizemos que tudo está bem, ficamos ansiosos para não alongar uma conversa que possa demonstrar que, na verdade, nem tudo está tão tranquilo e favorável como diria o poeta popular da moda.

Em muitas das vezes são questões menores que tomam dimensão além da conta, em outras, contudo, são, de fato mais sérias, envolvendo saúde própria ou de alguém querido, aspectos financeiros, perdas de entes amados não superadas, frustrações e cobranças internas insistentes em face da constatação que, humanos, somos frágeis e precisamos de ajuda.

Se compararmos nossas realidades às de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo ou não tão distantes, em nossa cidade, ou ainda no Brasil desses tempos, é grande a possibilidade de cairmos na realidade, há aspectos gravíssimos infelicitando a vida de tanta gente que nos sentimos um pouco ou muito envergonhados.

Não há porque a vergonha nossa em face de nossos perrengues e menos ainda o fazer de conta que o que ocorre com os outros não nos afeta, ledo engano, somos irmãos e passageiros de uma nave de uma só família.

As lágrimas de dores da fome, da miséria, das insanidades todas das quais temos notícias instantâneas ao redor do nosso mundo não podem mais serem recebidas com insensibilidade, afinal fazem parte de nós todos, queiramos ou não somos partícipes de alguma forma.

Enquanto não entendermos essa verdade e continuarmos a olhar para um outro lado, aquele mais fácil de enxergar, escolheremos negar que podemos fazer alguma coisa, o que estiver ao nosso alcance, pouco para quem sofre muito é um remédio de Deus, um verdadeiro milagre.

Como diz a letra da música tema dos Médicos sem Fronteiras, Everybody Hurts (Todo mundo sofre), “Hold on”, “Aguente firme”.

https://www.youtube.com/watch?v=tL1ksmcAoG0 (ouçam essa música com legenda para quem, assim como eu, não conhece bem o inglês)