O Pileque de Noé

Em uma das mais belas passagens do Antigo Testamento da Bíblia (Gênesis 9.21) Noé, após o dilúvio, plantou vinha e fez o vinho. Fez uso da bebida a ponto de se embriagar. Reza a bíblia que Noé gritou, tirou a roupa e desmaiou. Momentos depois seu filho Cam o encontrou “tendo à mostra as suas vergonhas”. Foi o primeiro relato que se tem conhecimento de um caso de embriaguez. Michelangelo, famoso pintor renascentista (1475-1564), se inspirou nesse episódio para pintar um belíssimo afresco no teto da Capela Sistina, no Vaticano. Nota-se, assim, que não apenas o uso de álcool, mas também a sua embriaguez, são aspectos que acompanham a humanidade desde seus primórdios.

Por que é tão difícil dizer não às drogas? Por um simples motivo, todas elas exercem o encanto da fada madrinha, do conto da gata borralheira. Ou seja, sob o feitiço o escravo torna-se senhor, o medíocre torna-se virtuoso, o mortal torna-se imortal, o feio torna-se belo, o pobre torna-se rico, o nervoso torna-se calmo, o acanhado torna-se exibicionista. Enfim, o morto torna-se vivo. Só que como no conto da gata borralheira, o encanto não dura para sempre e, de repente, tudo volta a ser como antes. Nesse caso, o feitiço não volta contra a feiticeira. Muito pelo contrário, a feiticeira torna-se cada vez mais poderosa, mas em compensação o enfeitiçado torna-se cada vez mais dependente. Eis a fórmula da decadência humana!

Sinto muito em dizer isso, mas o seu "livro da vida" não passa de um mero enredo construído pelo "Grande Escritor", o seu cérebro. Então, o que fazer? Posso tentar ajudá-lo? Como toda criatura viva, o cérebro precisa de aprendizado e adestramento. Portanto, é preciso tomar muito cuidado com o que você irá dar para ele se entreter. Outra coisa importante: o cérebro gosta de navegar em águas desconhecidas, ainda não mapeadas. É louco por enigmas e experimentações. É aqui que mora o perigo! A droga dá uma "injeção de vida" nele, como os cogumelos do Super Mário. Ou seja, ela faz você "renascer mil vezes"!

No meu entendimento, as drogas não são do bem nem do mal. Fazem parte da vida, do mundo invisível, do mundo da fantasia, do mundo da utopia, de um mundo perdido há muito tempo. Para os nossos antepassados, as drogas tinham uma finalidade única: entrar no mundo mágico. Não são as drogas que matam, mas sim o conjunto da obra! O viciado não é apenas viciado, ele também é um ser mal nutrido, mal amado, mal tratado, mal diagnosticado, mal curado, maltrapilho.

Se você percebeu que o seu cérebro, o seu "Poderoso Chefão", está jogando contra você, está pensando só em suprir suas necessidades levianas, não está fazendo uso da razão e nem da emoção... Chegou a hora de você pedir ajuda! Não tente enfrentá-lo despido de convicção, de fé, de coragem, de medicamentos. Enfim, despido de "ferramentas do bem". Muitos já tentaram, poucos conseguiram! Antes de concluir, lembre-se: "Se o feitiço durar para sempre, não é encantamento, é alucinação."