Remédio Amargo
No Brasil não é novidade que o atendimento das operadoras de telefonia não é de se elogiar. Quem nunca sofreu no atendimento telefônico nunca teve internet e talvez nem telefone. Eu sei disso melhor que a maioria, pois eu já estive dos dois lados dessa desventura. Eu já trabalhei como agente de atendimento de uma certa operadora de telefonia.
Eu me lembro bem de uma experiência que lá tive. Os agentes de atendimentos são divididos em equipes e cada equipe é liderada por um supervisor. Certa vez a equipe em que eu trabalhava foi colocada sob a responsabilidade de um supervisor de outra equipe. O pobre coitado estava sobrecarregado e cuidava mais de seus próprios agentes do que de nós outros. Ficamos quase três meses sem as devidas avaliações e sem apoio de um supervisor. Nossa equipe, que era considerada boa, degenerou-se, nesse período, até o ponto de alcançar um recorde de reclamações na ANATEL, feitas por nossos clientes. O problema só foi resolvido quando tivemos outro supervisor tido como "linha dura".
Isso que lhes digo, caros leitores, é uma metáfora para o Brasil. A corrupção corre solta e nua por toda a parte e se quisermos ficar livres dela, precisamos arranjar um supervisor firme que vista farda verde ou, pelo menos, uma toga preta.