Crônica XXVIII - Almoçando com o Ibis

Naquele dia levei a câmera para filmar o homem que alimentava pássaros no parque. Não, não eram pombos nem gaivotas, tratava-se de um pássaro que eu aprendera a amar! Pernaltas, com as penas brancas e cabeça e bico pretos, os íbis viviam em grande número no Hyde Park no centro de Sydney. O meu parque.

Assim que eu o sentia, meu. De segunda a sexta-feira era lá que eu ia fazer o meu lanche (que deveria ser almoço) constituído de uma fruta –ou maçã ou pera- e duas fatias de pão de sanduíche com apenas uma fatia de queijo, vida de estudante! Eu saia das aulas do período da manhã no Martin College e, em vez de almoçar na cantina da escola, caminhava pela Oxford Street direto para o Hyde Park, ali pertinho. Sentava num dos bancos de praça e ali ficava calmamente apreciando o movimento de pessoas e animais pelo parque.Eu fazia render ao máximo o diminuto sanduba! Foi ali que eu vira pela primeira vez aquele pássaro esquisitão. Tão encantada fiquei que lá voltei... e permaneci.

E continuei assim por vários meses enquanto durou o meu curso de International Business. Durante o meu almoço, comer vendo aquele senhor atirar migalhas de pão aos íbis me fascinava. Renovava o meu ânimo de Mochileira Tupiniquim para viver tão frugalmente aqueles dias surpreendentes na inesquecível Austrália! Passei a acreditar piamente no ditado: nem só de pão vive o homem...