Goiás e Fluminense

Ontem (13-04-2017) foram realizados jogos de ida da 4ª fase da Copa do Brasil. Em Goiânia, no estádio Serra Dourada, o Goiás venceu de virada o Fluminense pelo placar de 2 a 1. Para se classificar para as oitavas de final, no jogo de volta na próxima quarta-feira no Maracanã, o Goiás precisa empatar, ou perder por uma diferença de um gol desde que faça 03 gols ou mais. Se perder por 1 a 0 não se classifica. E se perder por 2 a 1, a classificação será decidida nos pênaltis.

Assisti o jogo pelo canal Sport TV, com a narração de Luiz Carlos Júnior e comentário de Lédio Carmona. No início da transmissão, o locutor Luiz Carlos indagou o comentarista Lédio Carmona sobre quem era o favorito para vencer a partida. O experiente Lédio respondeu que o Fluminense era o franco favorito por ter um time muito superior tecnicamente, e que ainda era o favorito para a próxima fase.

O Fluminense Football Club foi fundado em 21 julho de 1902, e é um dos 04 grandes clubes do futebol fluminense. No cenário nacional conquistou o campeonato brasileiro 04 vezes, ou seja, 1970, 1984, 2010 e 2012; foi campeão da Copa do Brasil em 2007, e conquistou o campeonato brasileiro série C em 1999. O Goiás Esporte Clube foi fundado em 06 de abril de 1943, e é o maior clube do Centro Oeste. A melhor colocação do clube esmeraldino no Brasileirão foi um 3º lugar em 2005; foi vice-campeão da Copa do Brasil em 1990 e campeão do Campeonato Brasileiro Série B em 1999 e em 2012. O Verdão da Serra vai disputar a Série B este ano; mas tem estrutura de um grande clube, e tem tudo para retornar a elite do futebol brasileiro.

Aos 14 minutos do primeiro tempo, Marcos Júnior abriu o placar para o Fluminense. Aos 38 minutos do segundo tempo, Jean Carlos acertou um belo chute de fora da área e empatou para o Goiás; e aos 42 minutos, Léo Gamalho, de pênalti ampliou para o verdão. Independente do mando de campo e de ter um jogador a mais boa parte do jogo, pois o goleiro do Fluminense Diego Cavalieri fora expulso ao derrubar o atacante esmeraldino na entrada da área quando o mesmo tinha chances reais de gol, o Goiás foi superior técnica e taticamente, e poderia até ter vencido por um placar maior senão fosse um gol anulado por um impedimento milimétrico.

Mais uma vez um comentarista de futebol queima a língua ao colocar um time como favorito. Na minha modesta opinião, hoje em dia entre times grandes e médios não existe favorito, porque o futebol está muito estudado e equilibrado. Era o tempo em que os times de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul eram favoritos. A Copa do Brasil assim como o Brasileirão é disputadíssima, e não existe um favorito para conquista-la. E um time para ser grande precisa de uma boa estrutura, uma boa administração e um bom elenco, não basta ter um nome (passado) e nem uma grande torcida. Em outras palavras, é preciso correr para não ser caçado e matar um leão a cada dia.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 14/04/2017
Reeditado em 06/05/2017
Código do texto: T5970793
Classificação de conteúdo: seguro