Ah as Escolhas!

Dizem que a vida é feita de escolhas.

Que nós é que escolhemos se nosso dia será bom, quem serão nossos amigos, nosso emprego e dizem que podemos escolher até o que será do nosso futuro.

Eu discordo. Veja bem: eu acordo cedo, saio pra trabalhar, chego no ponto do ônibus, ele passa mas o motorista não para e eu tenho que ficar esperando outro, chego atrasada no trabalho e acabo levando uma bronca! Eu não escolhi isso. Será que o motorista escolheu que naquele dia não iria parar no meu ponto? Porque sinceramente se eu pudesse escolher ia trabalhar de carro ou melhor, nem ia trabalhar. Ficava em casa, assistindo TV, ouvindo música, escrevendo, brincando com as cachorrinhas, fazendo mil coisas!

Uma pessoa muito querida está doente. Fui com ela ao médico e ele disse: Fulana, se você está assim é porque escolheu essa vida.

Meu Deus do céu, é muito fácil pra quem nasceu em família rica, não precisou trabalhar, estudou medicina, se dedicau somente à Faculdade, depois fez um estágio sem se preocupar com a grana, porque o papai bancava tudo, aí se formou, teve aquela festa de formatura, papai montou um consultório pra ele poder falar com seus pacientes que eles estão doentes por escolha própria!

Realmente escolher é muito mais fácil quando temos oportunidades, o que não é o caso da maioria de nós Brasileiros. Eu por exemplo, trabalho como Auxiliar Administrativo, não porque escolhi, eu quero mesmo é ser Consultora na área Motivacional (como já disse nessa coluna), mas porque preciso da grana para terminar a Faculdade e tentar realizar meu objetivo. Tudo bem que sou eu que escolho se quero ir pra aula ou se quero ficar na cantina com a galera. Escolho entre passar o domingo estudando ou ir almoçar na casa da avó e depois tirar aquele cochilo. Escolho qual canal de TV quero assistir, mas são poucos porque não tem TV a cabo na minha rua, mas eu não escolhi que não teria TV a cabo na minha rua, foram meus pais que escolheram morar naquela rua, será então que a escolha dos outros pode interferir nas minhas opções. OK acho que estou surtando, mas é que esse papinho de escolhas me deixa nervosa.

No meio do surto, resolvi então fazer uma lista daquilo que qualquer um de nós pode escolher, independentemente de cor, posição social, recheio de conta bancária, idade, etc. Lá vai:

Você pode escolher ser carinhoso, ao invés de grosseiro e irritante;

Pode escolher ser educado e gentil, ao invés de rude e arrogante;

Escolher dar um abraço e um beijo nos seus familiares ou amigos queridos sempre que os encontrar;

Pode escolher dizer TE AMO ao invés de só tchau pra pessoa amada;

Pode escolher tomar um bom banho quente antes de dormir, ao invés de ter uma noite mal-dormida;

Escolher rir e se divertir com pequenas coisas: uma piada infame, um programa ridículo na TV, um mico que alguém pagou na sua frente;

Escolher ouvir a sua música preferida e sair cantando no meio da rua, sem se preocupar com o que os outros irão pensar!

Ta vendo só, eu que sou contra essa questão da escolha já estou fazendo listinha. Esse negócio contamina. Essa filosofia de escolhas é chata demais, e o tempo todo a gente ouve falar nela!

Então meu caro leitor, à você que ESCOLHEU ler a minha coluna, obrigada por compartilhar dos meus devaneios e se tiver alguma opinião sobre o assunto, me mande um e-mail pra que a gente possa trocar idéias a respeito! Um grande beijo!