Me faz um favor?

Este texto foi publicado 'na Edição Especial do Meio Ambiente, do Jornal que eu escrevo:

Olá meus queridos leitores. Este mês eu quero pedir um grande favor para vocês.

Vocês já devem ter ouvido falar em Aquecimento Global, Buraco na Camada de ozônio ou qualquer outro assunto que envolva o Meio Ambiente não é verdade?

Você deve ter visto que o nosso tão querido Planeta Terra, está morrendo, e que talvez nossos filhos ou netos, só conhecerão as plantas através de fotos na Internet.

Agora se você ainda não ouviu falar disso tudo, quero te pedir outro favor: alugue na sua Locadora preferida, o filme Uma Verdade Inconveniente. Chame seus amigos, seus filhos, sua esposa, namorado, chame o maior número de pessoas que você puder, faça uma pipoquinha com limonada e preste muita atenção no filme.

Bom, agora que já estamos todos muito bem informados, aposto que você deve ter se sentido pequeno, insignificante diante de um problema tão grande né? Aposto também que pensou: - Ah, o que eu, uma simples dona de casa, (ou um simples estudante, ou o que quer que você seja) posso fazer para salvar o meu Planeta?

Esse é o X da questão. Se não partir de nós, nada adianta o Governo, os Presidentes, as Grandes Empresas tomarem alguma atitude. Somos nós que movemos o mundo. Somos nós que consumimos tudo que é fabricado, somos nós que votamos e elegemos nossos Governantes, somos nós que trabalhamos duro todos os dias em empresas pequenas, médias ou grandes. Sim, somos nós. Nós que todos os dias tomamos um banho demorado, escovamos os dentes e lavamos a louça com a torneira aberta, vamos de carro até à Padaria que fica bem ali na esquina, lavamos a porta de casa TODOS OS DIAS e simplesmente esquecemos da utilidade da vassoura. Somos nós que todo fim de semana ligamos som do carro colocamos nosso CD preferido bem alto e ficamos horas ali lavando o possante com a mangueira aberta!

Você ainda deve estar pensando que isso é pequeno demais para influenciar na destruição do Planeta não é mesmo?

Então vamos fazer uma continha básica:

Este Jornal tem uma tiragem de 6000 exemplares.

Se desses 6000, 10% tiverem carro e lavarem seus carros no final de sema como eu já te contei acima, eles gastarão 342.000 de água. Se esses mesmos 10% optarem por lavar seus carros utilizando uma esponja gastarão 34.200, ou seja, dez vezes menos. Isso se lavarem só uma vez! Imagina quanto isso não dará em um ano!

Bom como eu estou cursando Administração e estou aprendendo a lidar com números, vou fazer a conta pra vocês tá!

Vamos, lá, calculadora científica em mãos, pacote de biscoitos do lado, muita calma nessa hora:

570 litros x 48 lavadas de carro, ouvindo o CD do Cezar Menotti e Fabiano todos os sábados do ano = Aproximadamente 27.360 litros de água, gastos por uma pessoa, durante um ano.

10% dos leitores , lavando seus carros sábado à tarde enquanto o filho lê as piadinhas do Jornal: 600 x 570 x 48 = Aproximadamente 16.416.000, ou seja, quase 17 milhões de litros de água, e isso só aqui no nosso Bairro gente!!!

Ai, agora me dá uns 05 minutos pra me recuperar de tanta conta! Mais um pacote de biscoitos por favor!

Continuando!

Ahhhhhh, agora você percebeu?

O número é grande!

Então meu querido leitor. O favor que eu te peço é: distribua esta edição Especial de Meio Ambiente entre seus amigos, suas amigas, na sua escola. Economize água! Ensine seus filhos a amar a natureza! Plante uma árvore, uma horta, uma flor! Faça sua parte! Assim você me ajuda a fazer a minha! E os meus filhos e netos poderão ir ao Parque, deitar na grama ( lembra?).

Um beijo e desde já obrigada!