A LAGARTA

A lagarta é um bicho engraçado.

Depois de várias mudanças de pele, ela guarda os fios produzidos para construir seu casulo. Daí fica em total repouso em um período que pode levar de uma semana a um mês, mas claro, isso vai depender da espécie. Só quando ela estiver pronta é que vai romper o casulo e virar uma borboleta. E segundo a ciência, tudo isso pode levar um ano.

Mas quanto tempo leva esse processo em um ser humano?

Quer dizer, na barriga das nossas mães já estamos guardando toda energia acumulada através do alimento ingerido por ela para nos tornamos uma pequena larva quando o ambiente e as condições de crescimento forem favoráveis. Mas elas em algum momento são?

O que eu sei é que ao longo da vida nós vamos criando esses fios que não nos permitem construir nossos casulos, mas sim abrigos contra possíveis invasores. E nós vamos cada vez mais criando mecanismos de defesa contra qualquer tentativa de entrada em nosso íntimo.

Tudo bem! Em algum momento a gente vai querer colocar as asinhas de fora e dar um vôo por aí para ver como é que é, porque não dá pra passar a vida inteira se protegendo de tudo e de todos.

A parte mais difícil de todo esse processo em si são as próprias transformações que passamos ao longo de todas essas fases. Existem milhares de animais no mundo e muitos deles também passam por transformações tão intensas quanto as nossas, mas nenhum - enfatizo: nenhum - passa por mudanças tão radicais.

Arrisco dizer que a mudança mais radical é justamente essa: estar prestes a romper todas as convenções e disposto a ser uma borboleta diferente das outras, mas um acontecimento ou alguém atinge teu interior e você volta a se fechar nesse casulo, de onde você não sai nem arrastado. A não ser que seja pra receber um Oscar pela melhor atuação da tua carreira.

Essa tendência a se fechar não é algo tão aceitável, se comparado ao fluxo considerado natural hoje em dia de se mostrar ao mundo constantemente. E as pessoas tendem a te perguntar, e a se perguntar porque de vez em quando você anda um pouco away de tudo. E quer saber? Muitas vezes você nem sabe. Ou sabe e tem preguiça de falar, porque no fundo você entende que não é o interesse que o faz te questionar, mas sim a curiosidade.

E essa curiosidade não ajuda em nada nesse processo todo. Muitas vezes, o que queremos ouvir de verdade é que se a barra pesar e quisermos ficar um tempo fechado em nossos casulos, quando a gente tiver vontade de sair de novo a pessoa vai estar lá esperando por nós ou aquela oportunidade de um novo emprego vai aguardar por nós estarmos prontinhos pra ela.

Não sei quanto tempo leva pra gente estar pronto pra essa vida, porque estar pronto é algo que nós só sabemos quando já estamos vivendo aquele momento e o superamos de forma satisfatória. Só sei que dói viver dentro desse casulo, e tudo que a gente mais quer ás vezes é que a lagarta rompa esse compartimento e seja a mais bonita das nossas metamorfoses.