O Lavrador de Café, Cândido Portinari  (Tela a óleo, 1934)
 
 
 
"Nós somos o que fazemos. O que não se faz, não existe. 
Portanto, só existimos nos dias que fazemos.
Nos dias em que não fazemos, apenas duramos." 
Padre António Vieira

 



ALIMENTO

O Primeiro de Maio sempre reacende o debate que tem em seu cerne a defesa de melhores condições de vida e de trabalho para todos aqueles que contribuem para a riqueza do seu país e do mundo. É uma data apropriada para reflexão, tanto individual como coletiva, sobre o rumo que se deseja dar aos direitos dos trabalhadores.

Não raras vezes tento imaginar a vida sem o trabalho e, sinceramente, não gosto do que me vem. Que graça teria não ser útil, não produzir, não servir, não contribuir com e para alguma coisa? Sentir
-me útil e produtiva é necessário para que eu possa sentir-me bem. O trabalho é a fonte de tudo. E, antes da recompensa financeira, ele representa a vida e o mundo em movimento.

 Ao longo da minha vida o trabalho tem me proporcionado conhecer uma infinidade de pessoas e coisas novas. E esse aprendizado que tenho adquirido não tem preço, é  imensurável, o que me tem levado a crescer não apenas profissionalmente, mas também como pessoa; o me motiva a buscar novos saberes; a tentar ser cada vez melhor; a assumir meus compromissos com a seriedade que exigem e que a sociedade espera de mim.

Trabalho significa também alimento, tanto físico quanto espiritual. A todos os trabalhadores e trabalhadoras, ativos e não ativos, de todas as áreas profissionais, sejam aqueles que em suas roças cultivam a terra e colocam diariamente alimento na minha mesa ou aqueles que em suas escrivaninhas escrevem textos que alimentam minha fome e sede de boa literatura, minha sincera homenagem!

Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que, faça sol ou faça chuva, todas as manhãs se levantam e saem em busca de um futuro e de um mundo melhor para si e para os seus! 


 
Rio, 01/05/2017
Ana Flor do Lácio


 
Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 01/05/2017
Reeditado em 01/05/2017
Código do texto: T5986847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.