SONEGAÇÃO

O Brasil é o país com a maior carga tributária em toda América Latina e Caribe. Diz estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)que revela que brasileiros pagam o equivalente a 33,4% do tamanho da economia em taxas e impostos.(http://exame.abril.com.br).

Sabemos que isso é uma realidade brutal para um país desigual como o nosso.Talvez por conta disso, ou por herança histórica mesmo, os brasileiros são especialistas em sonegar impostos. Cada vez que eu entro numa loja pra comprar algo, é constrangedor ter que frisar: - A nota, por favor. E sou obrigada a ouvir em tom desaprovador:-A senhora quer a nota fiscal? Não serve o recibo? Ou -A impressora tá com problemas, não consigo imprimir o cupom fiscal. E uma das desculpas mais impressionantes:-O produto na promoção não tem nota fiscal.

Fico eu no caixa sendo observada por todas as vendedoras, como se eu fosse a sonegadora, passando por constrangimento e perdendo o meu tempo. Geralmente sustento o pedido e vão embora todos os sorrisos na loja, o obrigado satisfeito, bem como o meu bem estar.

Geralmente faço isso como cidadã que sou, porque sei que os serviços públicos dependem dessa arrecadação, e ultimamente, para entregar os cupons em um hospital de câncer.

Quando assisto horrorizada as notícias de corrupção nos noticiários vejo que é lá, nos cargos públicos,onde está a mostra da população. Cada um tentando dar um jeito de tirar o seu. Quanto mais, melhor.

E indignada, me sinto ainda pior.