Gracias a la Vida

Adoro ouvir, na voz de Elis Regina (também de Mercedes Sosa), a música "Gracias a la vida". Destaco um verso, talvez a tradução para o português esteja tipo gambiarra (pardón, meu querido espanho, Aragón): "Graças à vida que me deu tanto/ Me deu o riso e me deu o pranto/ Assim eu distingo fortuna de quebranto/ Os dois materiais que formam meu canto/ E o canto de vocês que é o mesmo canto/ / E o canto de todos que é o meu próprio canto/ Graças à vida/ Graças à vida". Salvo engano a música é de Violeta Parra.

Sempre que ouço essa música penso na minha vida, uma vida acanhada, modesta, medíocre..., comparada à vida das celebridades, dos poderosos, dos endinheirados. Mas, gente, é a minha vida.Minha. Dou graças a Deus por ela. Juro. às vezes, confesso, admito que poderia ter sido pelo menos um pouquinho ambicioso e ter, quem sabe, amealhado bens e dinheiro. Fui sempre, concordo, um cara muito acomodado. Mas, por outro lado, penso que se tivesse empregado muito tempo com planos de ambição e esforços para tornála realidade alvez não tivesse tempo para usufruir dos bons momento da vda, do prazer de partilhar da vda de verdade, de curtir o prazer de sentir e vivenciar o que a natureza e Deus nos concede na base do zero oitocentos. Mais: talvez não tivesse sido o homem que quando consegue dormiir, dorme tranquilo e tem a consiência tranquila.

Tudo bem, sei que continuo, mesmo depois dos setenta, a ser um menino grande, sem nunca me arrepender do que vivi e do que deixei de realizar, sem me lamentar da vida modesta, mas feliz. Uma vida que, modéstia à parte, me orgulha e me dá prazer. Acho a vida belíssima, mesmo anônima, matuta, acanhada, simples. Dou graças a Deus por esta vida que pretento usufruir com calma e prazer. Vou raspar o cororó da panela da vida com muita satisfação. Se voltasse no tempo recomeçaria tudo outra vez. A vidfa vale a pena, não se precisa de muito pra ser feliz.

Gracias a la vida que me ha dado tanto... Gras a Deus. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/05/2017
Código do texto: T6003156
Classificação de conteúdo: seguro