Batalha da Praia

Conheço um professor de História, um cara muito culto, mas sem nenhuma vinculação política, embora defenda, como todo cidadão consciente, uma sociedade mais justa e igualitária. Esse cara tem uma memória extraordinária, basta qu se diga um ano x e ele diz logo o que ocorreu de importante naquele ano. É pofessor de história em tempo integral.

Encontrei esse sujeito hoje na banca de revistas, ele estava comprando a revista Piauí (até gosto dessa revista mas ela é muito grande e acho incômodo lê-la porque só leio deitado). Havia várias pssoas na banca batendo papo, aí um cara que conversa política vinte e quatro horas por dia, disse: - 1.829... Foi interrompido pelo professor que é viciado em informar o que aconteceu em qualquer ano, ele emendou de primeira: "Foi o ano da Batalha da Praia, uma batalha naval em que as tropas do rei absolutista Dom Miguel foram vencidas quando tentavam tomar uma região dominada pelos liberais. A batalha ocorreu na Ilha Terceira que ficava nos Açores, era o começo da ascensão dos liberais em Portugal" (acho quea nossa amiga e colega do RL, Terezinha, poderá raificar ou desmentir a informação do professor, de minha arte foi a primeira vez que ouvir falar na citada batalha). Bom, depois de ouvir a informação do pofessor todos, inclusive eu, começamos a rir. Sim, porque o sujeito que é vicido em política ia falar sobe os 1.829 políticos que recebram propina da JBS, er o assunto do momento. Não que ninguém estivesse surpreendido, mas o número impressiona. E o samba de Bezerra da Silva precisa ser mais do que nunca entoado: "Se gritar pega ladrão, meu irmao, nao fica um". Espanta, por´porém a forma destemperada e direta e quase chocante como a dpla da JBS e seu assesssor descrevem o processo de corrupção, inclsuive com detalhes de alguns que receberam o dinheiro para ao partido e botaram uma parte no bolso. Acho que não escapa ninguém. Hoje bem cedo ouvi num vídeo que até o relator das medids antcorrupção, o Onix do Dem recebeu dinheiro sujo da JBS. Os mais graudos como gostam de dinheiro!Mas o que me deixa de fato estarrecvido é que os corrutores que fizeram o acordo de delação premiada, que ganharam tanto dinheiro subornando, vão fcar liovres, leves e soltos. Essa nossa justiça premia os corruptores, justamente os quer devim ser mais severmente punidos.

No mais, como já estava farto do papo político que estava rolando, e vizinho à banca tem uma moça com uma mesinha passando jogo do bicho, não tive dúvida (sou viciado no jogo do bicho) joguei a milhar 1829 so primeiro ao quinto, ´´e milhar de camelo, um bicho que come pouco, bebe pouca água e trabalha paca. Parece como povo brasileiro. Umpovo que trabalaha para págar a corrupçaõ dos corruptores e corruptos.

À tadinha volto para conferir o jogo. Na certa nao vou ser premiado. Su um mané. Eue o resto dos brasileiros. Ah, Brasil. INté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/05/2017
Código do texto: T6004312
Classificação de conteúdo: seguro