O PREÇO DA CONSCIÊNCIA

 





Disse Dostoievski, em Os irmãos Karamazov (talvez o maior - em muitos sentidos - livro de tribunal já escrito), disse que o advogado é uma "consciência de aluguel". É óbvio que do século XIX para hoje as coisas mudaram, pois piorar também é mudar. Nesse momento penso nos trocentos advogados de Temer procurando brechas nas fímbrias da lei para salvar a pele de seu senhorio e meTer (veja o anagrama) o chicote no couro do Brasil. Querem desqualificar uma fonte, não o fato que é indisfarçável. Quem vai pagar os honorários? Talvez um amigo sem honra. Talvez a própria União, não entendo dessas coisas, quando quem precisa ser defendido é a pessoa não o presidente. Ou talvez ainda algum executivo corporativo especialista em comprar consciências no primeiro, segundo, terceiro e quarto (sim a imprensa também, ela não fala ou fica calada de graça) poder. As barraquinhas de compra, venda, empréstimo, arrendo, financiamento, aluguel, crediário, "doação"... ainda estão montadas na Cracolândia do Planalto Central. Que deve se situar em um quadrilátero entre o Jaburu, o Planalto (por não termos vice o Temer tem dois palácios à disposição), o Congresso e o STF (afinal o Joesley - é assim que se escreve? - disse que não poderia comprar 11 juízes do Supremo, mas dois vá lá!). A Cracolândia de São Paulo foi desmontada ou mudada de lugar. Já a Cracolândia clean de Brasília continua a funcionar no mesmo lugar, temperada com ar condicionado. Só que nessa feira de vícios quem paga a conta não são os usuários. Já as consciências de aluguel pagas para livrar viciados e traficantes da cadeia são similares ou talvez as mesmas: as de porta de cadeia.