Trump: “O importante é sair bem na foto!”

“Olá, meninas! Cheguei! Vamos viajar!”

É o presidente Donald Trump que acaba de entrar no salão oval da Casa Branca de forma espalhafatosa, cumprimentando sua esposa Melania e sua filha Ivanka ali sentadas.

Trump aquieta-se, convida-as para sentar com ele à mesa para a exposição de seu plano de viagem: “Com a demissão do diretor do FMI, James Comey, as coisas se complicaram bastante para o meu lado... Nomearam um investigador independente para ocupar-se da questão dos russos durante minha campanha eleitoral à presidência. O ambiente está pesado aqui em Washington... É melhor sair; viajar para espairecer um pouco...

Ainda bem que eu sou um homem de sorte! Consegui um megacontrato de venda de armas com a Arábia Saudita! São 110 bilhões de dólares. É muito dinheiro! Lembram do Brasil, oitava economia do mundo... É um terço do que eles têm em seu tesouro nacional!

Mas, para não dizerem por aí que estou incentivando a violência no mundo nem fomentando o terrorismo internacional com a venda de tanto armamento, é preciso fazer alguma coisa... Para tentar neutralizar um pouco a impressão causada por este ‘passo de elefante’ e não queimar a minha imagem lá fora, elaborei um álibi: vou encontrar-me com os maiores líderes mundiais das três grandes religiões monoteístas do mundo – o islamismo, o judaísmo e o cristianismo. Essa gente é muito autêntica, muito pura, muito santa e representam grandes contingentes humanos! Vocês são mulheres muito bonitas! E eu possuo o cargo de maior relevância e influência política do planeta! Então, o importante é sair bem na foto! Com tantas fotos batidas com esses líderes religiosos, poderei lavar a minha alma”.

Passam alguns dias e eles saem para viajar com toda a comitiva e aparato de segurança. Tudo ocorre como estava previsto. Primeiro Riad, segundo Jerusalém, terceiro Vaticano... A audiência do presidente Trump com o Papa Francisco ocorre no escritório pontifício no dia 24 de maio. Os dois entabulam a seguinte conversa:

- Donald, mais uma vez seja bem-vindo ao Vaticano! Mas uma coisa quero deixar bem claro: você pisou feio na bola ao fazer esse contrato gigantesco de venda de armas com a Arábia Saudita. Estou muito triste com essa jogada maluca e infeliz... Eu, tentando construir pontes e você, destruindo... Você sabia, Donald, que, segundo São Basílio de Cesareia (330 – 379), o dinheiro adquirido dessa forma é o esterco do diabo. Por quê? Porque esse negócio é a sementeira da morte, da destruição e da maldade no Oriente Médio e outras partes do mundo. A Arábia Saudita professa o Islamismo de tradição sunita e, além de fomentar o terrorismo da Al Qaeda e do Estado Islâmico, leva consigo quase todos os países do Golfo. Ainda por cima, é contra a presença das minorias cristãs. Você está conseguindo visualizar o tamanho do estrago que está por vir?

Trump, meio desconfortável, continua escutando com atenção:

- Você sabia que no quarto livro da bíblia chamado “Números”, em seu sexto capítulo, versículo vinte e quatro e seguintes diz em que consiste a benção de Deus? Pois é, ali diz que a benção significa: Deus protege, Deus guia e Deus dá a paz.

- Donald, é preciso não pecar para estar sob o guarda-chuva da benção... Você desagradou a Deus com esse negócio com os sauditas... Eu dei para você um medalhão com um ramo de oliveira que significa a paz em meio à guerra; você me deu algo da obra do mártir Luther King, que era um pacifista. Sejamos, portanto, coerentes! Dá uma girada no ponteiro da tua bússula enquanto é tempo... Tua vida, andando nos trilhos e na direção correta, significa inúmeras bênçãos para ti, tua família, teu governo e teu país! Pensa nisso! Fora dos trilhos e na direção errada, ninguém sabe o que poderá acontecer...

- Donald, a vida humana verdadeira tem um conteúdo moral muito rico e a fé cristã, como visão de Deus na história, só aumenta nossas possibilidades de forma imprevisível e exponencial! Utiliza o teu cargo e seu grande poder de influência para suscitar a paz, a fraternidade, a justiça e a caridade no mundo. Vai firme! Nisso, você pode contar comigo.

São palavras que exigem decantação... Segundo o protocolo, o encontro parece estar chegando ao fim, pois as portas se abrem e duas dezenas de fotógrafos já estão a postos. O pontífice, o presidente, a esposa Melania e a filha Ivanka reúnem-se novamente.

Clic... clic... clic... clic... clic…clic... clic... clic... clic... clic... clic... é só o que se pode escutar. Por enquanto...

Miguel Wetternick
Enviado por Miguel Wetternick em 29/05/2017
Reeditado em 30/05/2017
Código do texto: T6012573
Classificação de conteúdo: seguro