SESSÃO SECRETA DO CINE ANCHIETA!

SESSÃO SECRETA DO CINE ANCHIETA!

Esta história pouquíssima gente vai lembrar. Foi uma ocasião fortuita, muito concorrida e, acima de tudo, hilária. Não lembro como iniciou, mas tive a oportunidade de presenciar como terminou. Não consegui as informações corretas sobre todo o processo, mas o desfecho foi muito engraçado.

O sexo era um assunto tabu, que não se falava em público, mas despertava grande interesse, lógico. A diferença em relação a hoje é a maneira de ver. Na ótica atual, as questões sexuais são colocadas e mostradas claramente, ás vezes em demasia. Início da década de 60 a virgindade era uma virtude e pré-requisito para uma moça ser aceita em casamento. Revistas com fotos de mulheres nuas, nem pensar. Havia sim, uma publicação de naturismo, “Vida e Saúde”, que, com a desculpa de mostrar locais de prática de nudismo, apresentava pessoas nuas sem a menor conotação sexual. Filmes de sexo, nem se imaginava existir. Havia as chamadas “bíblias” do Carlos Zéfiro, uns livretos de pequeno formato que mostrava estórias eróticas em quadrinhos muito mal desenhados, grosseiros, que apareciam não se sabe de onde, e despertavam a imaginação dos jovens.

O Cine Anchieta localizava-se na Rua Martim Afonso, centro de São Vicente, onde hoje fica a Sapataria Mundial, que muitos vicentinos frequentam para tomar um bom café, na lanchonete no interior da loja. Ao lado do cinema havia um caminho estreito, descoberto, piso de terra, que ligava uma saída lateral do cinema à Rua Martim Afonso, usada aos términos das sessões para escoamento das pessoas.

Uma segunda feira, depois das 10 da noite, notei uma aglomeração de homens nas imediações do Cine Anchieta, encostados nas paredes das lojas que pareciam estar na espera de algum evento. Curioso, perguntei o motivo daquela multidão de homens a alguns conhecidos que estavam por ali. Com um ar misterioso, como se estivasse revelando um segredo, um deles falou baixinho que à meia noite haveria uma sessão secreta, com filmes eróticos, assim que acabasse a sessão das 22h00min horas. O preço do ingresso era muito acima do que eu tinha e o pessoal aguardava o vendedor dos tais ingressos passar. A multidão foi aumentando e a rua estava congestionada. A entrada seria pela porta de saída na ruela ao lado do cinema.

A sessão das 22h00min acabou e nada de aparecer os ingressos e muito menos começar a sessão secreta. Lá pela meia noite o pessoal começou a se dispersar e, aos poucos esvaziou a rua. Todos com uma cara de decepção. E o sexo continuou a ser um grande mistério.

Paulo Miorim

05/06/2017

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 05/06/2017
Reeditado em 22/09/2020
Código do texto: T6019216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.