EFEMERIDADE

Já notou o quanto corremos atrás do tempo perdido, como se houvesse algum chance de encontrá-lo parado na próxima esquina ou sentado em algum ponto de ônibus qualquer?

Começamos o o ano já pensando nas férias, nos dias de folga do carnaval e da semana santa. Quando chega a segunda-feira, estamos lamentando a rotina fadigada torcendo para que ao acordar já seja a sexta, e nem notamos os detalhes dos dias que ficam para trás, sem ao menos agradecer por ter acordado, pelo pão e o café diário, por ter ido e vindo com vida.

Deixamos o tempo passar e ficamos como meros espectadores vendo a bola do basebol ser rebatida para longe do alcance de nossos olhos.

Esperamos por um emprego melhor, e esquecemos de ser um bom profissional aonde já trabalhamos.

Esperamos pela formatura, e a longa jornada acadêmica pela qual passamos, parece não ter feito diferença alguma.

Esperamos a "pessoa certa" para nos relacionar, e não acertamos nossas vidas para poder compartilhá-la.

Esperamos pelos dias de sol, e sequer aproveitamos os dias de chuva.

Esperamos pelas oportunidades de nossa vida e, não fazemos as oportunidades acontecerem no momento em que temos.

Se existe algo justo no mundo, esse algo é o tempo. Ele sim, não faz distinção entre rico, pobre, branco, preto, alto, baixo. O tempo é uniforme.

Alguns acham que conseguem estender o tempo ou "alongar a vida", mas não: ele acaba quando tem que terminar querendo ou não.

Enquanto muitas vezes estamos "ocupados demais" em planos futuro, momentaneamente deixamos passar o tempo em fragmentos perdidos (horas, minutos, segundos).

Há um tempo determinado para tudo. Há tempo de nascer, de morrer, de plantar, de colher, de chorar, de sorrir, de parar e de começar, ou diria, recomeçar.

Recomece os sonhos que foram perdidos com o tempo. Sonhos de infância de querer ser bailarina ou piloto de fórmula 1. Sonhos de casar e ter filhos. Sonhos de viajar o mundo.

Aproveite melhor o tempo e recomece aonde você está, com o que você tem, sem deixar passar os momentos, antes que tudo passe e não tenha mais tempo.