ÉTICA

Todo começo de ano é comum planejarmos um estilo de vida novo, traçando metas importantes. Cada pessoa elege suas prioridades. Pesquisas apontam que entre os rankings das promessas para o novo ano estão: perder peso, estudar, conseguir emprego, frequentar uma academia e encontrar um amor.

Fiquei refletindo sobre tais propostas e pensei em sugerir mais uma. Talvez seja ela a palavra mágica para resolver pelo menos, em longo prazo, os problemas de nosso país. ÉTICA. Eis a palavra mágica.

Que tal procurarmos ser mais éticos em 2017? Talvez se nossos representantes conhecessem essa palavra não haveria tanta corrupção. Em 2016 muitas coisas não deram certo. Passamos parte do nosso tempo acompanhando os noticiários e ficando cada vez mais perplexo com os escândalos que fez cair a Presidente da República, o Presidente da Câmara dos Deputados, além de muitos outros.

Para começar uma nova etapa de vida, cabe bem uma reflexão. Até onde somos responsáveis pelo caos que estamos vivenciando? Será que a nossa responsabilidade fica restrita somente nas escolhas incorretas de nossos representantes? Será que podemos apontar o dedo cobrando a falta de ética daqueles que desviaram valores da educação, da saúde e se locupletaram com o dinheiro público? Até que ponto cada um de nós fomos éticos? Será que é politicamente correto furar fila, estacionar em lugar exclusivo para cadeirantes, usar o material de nosso local de trabalho para uso próprio, inventar pretextos para faltar o emprego, praticar bullying, não devolver o que pediu emprestado, não pagar o que deve, embora seja uma importância pequena, emitir notas falsas para reduzir impostos, sonegar imposto de renda, subornar guarda de trânsito para não pagar multa, adquirir objetos roubados, emitir atestado falso, difamar pessoas, puxar o tapete do outro, enrolar no trabalho, utilizar publicidade enganosa, formar cartéis, jogar água para a rua poluindo o ambiente ao invés de utilizar o serviço de esgoto, obter vantagens por meio de influência da troca de favores ou propina, colar nas provas, copiar textos da internet e usar como de sua autoria, prometer e não cumprir, jogar lixo em local não apropriado?

Posturas éticas devem começar de casa. A formação adquirida no seio da família tem grande influência na vida política e social do indivíduo. Essas características de conduta e comportamento adquiridas na formação primária são difíceis de mudar e são elas responsáveis pela formação dos futuros educadores, profissionais, pais de família e políticos. A ética deve estar presente nas primeiras séries seja como disciplina ou como tema transversal, mas não pode jamais ficar adormecida.

Não tivemos muito o que comemorar no ano de 2016, diante da instabilidade política e de tantos escândalos de corrupção. Esperamos que para 2017 fique a lição: Ética em primeiro lugar. Cada um fazendo sua parte estará contribuindo para um Brasil melhor. As crianças de hoje serão os administradores de amanhã. O exemplo dos pais é importante na formação ética daqueles que estarão nas rédeas de um município, de um estado e de um país, num futuro não muito longe. Homens sérios têm toda a probabilidade e fazer um país crescer e progredir.

Segundo Mário Sérgio Cortela “Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso?

Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.”

“Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer."

Robert Henry Srour

Feliz 2017!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/06/2017
Código do texto: T6024902
Classificação de conteúdo: seguro