Não furtarás

No livro de Êxodo, da Bíblia Sagrada, consta que Moisés subiu ao monte Sinai para receber os 10 mandamentos, que foram escritos em duas tábuas de pedra pelo dedo de Deus. O 8º mandamento diz : Não furtarás. No meu entender, furtar é o pecado mais comum da humanidade. Como se vê, Deus condena quem furta. Furtar é trair, é um vício, é uma fraqueza espiritual.

Furtar também é um crime previsto no Código Penal de todos os países. No mundo moderno o furto se desdobrou em latrocínio, roubo, sequestro, extorsão, apropriação indébita, peculato, estelionato, sonegação de impostos, pegar emprestado e não devolver, etc. Sem falar em uma infinidade de subtrações virtuais. Mas muitas das vezes o prejuízo é maior para infrator, que acaba por responder um processo, arcar com advogados e repor o prejuízo, além do prejuízo moral.

Adquirir bens materiais é um atrativo para qualquer ser humano, por ser a riqueza sinônima de poder e fama. Ter uma linda casa, um lindo carro, uma bela fazenda satisfaz o ego de qualquer um. Mas ficar rico (a) com o próprio esforço físico e intelectual não é tarefa fácil nos dias de hoje devido a concorrência e ainda ter que contar com a sorte.

Tem gente que mesmo ganhando muito não consegue juntar dinheiro, por gastar mais do que ganha. Por outro lado, tem gente que mesmo ganhando pouco consegue juntar dinheiro, por saber controlar seus gastos. O pior são as pessoas que não se contentam com o próprio salário, furtam, se vendem, são ambiciosas e materialistas, escravas do dinheiro.

Ladrões e ladroas estão por toda à parte, infiltrados (as) na política, no funcionalismo público, no comércio e em nossos lares. São pessoas que não se contentam com o que tem ou não trabalham e querem ter algo sem merecer. Apesar de tudo, o mundo não está perdido, porque existem muitas pessoas honestas, que não furtam e não se vendem por dinheiro algum. São pessoas simples, não vaidosas, não ambiciosas, que se contentam o que tem e que acreditam em Deus.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 14/06/2017
Reeditado em 16/06/2017
Código do texto: T6027229
Classificação de conteúdo: seguro