Ser referência

Nas conversas com meus colegas de trabalho pude perceber o que foi determinante em minha vida para que eu me tornasse professora. Foi conhecer na então sétima série (8º ano do Ensino Fundamental II), uma professora de Português que definitivamente marcou a minha vida.

Ela era "a professora". Foi quem me apresentou, pela primeira vez, livros de literatura brasileira e estrangeira. Líamos um livro por mês, era delicioso. Depois partilhávamos nossa experiência de leitura. Nessa época conheci Érico Veríssimo, Agatha Christie etc.

Além disso, a professora realizava aos sábados oficinas de teatro. Era maravilhoso. Foram quatro anos de muito trabalho e alegria genuína, verdadeira. Também conheci o poeta Pablo Neruda por meio dessa professora. Hoje sou professora de Português e Espanhol graças a essa mulher fantástica, essa profissional brilhante que, apesar das dificuldades que a escola pública de periferia apresentava, marcou a minha vida e é parte dela até hoje.

Sou realista e sei que não podemos salvar o mundo sozinhos, mas acredito que podemos fazer a diferença na vida de alguém, de um (a) aluno (a) que necessite de um referencial. Eu posso ser essa pessoa. Não é fácil, mas é possível.

15/10/2011