Me engana que eu gosto!

Dizem que a arte de enganar é coisa do diabo. Será? Durante a trajetória humana já tivemos a oportunidade de ver o embuste acontecer por várias vezes. Quem não se lembra do genial estratagema do Cavalo de Tróia? Quem não se lembra da dramatização radiofônica de "A Guerra dos Mundos", levada ao ar por Orson Welles, nos Estados Unidos? No meu entendimento, sem a arte de lubridiar, a vida não teria brilho, vigor, alma, graça, mistério, surpresa e, por incrível que pareça, não teria sentido. O mundo estaria condenado a ser um jogo de cartas marcadas, um disco arranhado repetindo sempre o mesmo refrão, um lugar cheio de certezas e sem a presença da "divina dúvida". A vida tem gosto sem a sua imponderabilidade?

Basta de filosofar! Vamos à prática! Amigo, quando você faz uso da pílula azul para dar uma turbinada na sua performance sexual, não se engane, você nada mais está fazendo do que enganando a sua "brochada". Amiga, quando você faz uso de maquiagem para dar uma levantada na sua autoestima, não se engane, você nada mais está fazendo do que enganando a sua feiura. Percebeu? A arte de enganar permeia todas as facetas humanas!

Há 2500 anos Platão já dizia: "Os artistas nada mais são do que ilusionistas e enganadores." Eu acrescentaria nesta categoria também: médicos, políticos, religiosos, engenheiros, advogados, corretores, pastores, macumbeiros, coveiros, cozinheiros, lixeiros, cabeleireiros, contadores, tatuadores, professores, vendedores, escritores, padeiros, sexólogos, bombeiros e, por fim, papais noéis. Papais Noéis? É isso mesmo! Existe um ser mais enganador do que papai noel? Se existe, eu desconheço! Somos todos Jacós enganadores, graças ao "bom Deus", ou melhor dizendo, graças ao "bom capeta". Coitado do capeta! Tudo é atribuído a ele, até coisa boa! Quem não é enganador que jogue a primeira pedra!

A arte de enganar não é exclusividade da criatura humana. Na natureza ela é praticada em toda a sua plenitude. A bicharada usa e abusa de uma série de manobras da arte de iludir. Uns mudam de cor, outros se fingem de mortos para se proteger de predadores. Vale tudo para aumentar as probabilidades da difícil arte de sobreviver. Sem a trapaça, o rei das selvas sempre levaria a melhor. Isto não seria justo aos olhos de Deus! Se você entrar no "planeta dos macacos", a coisa ganha uma dimensão excepcional. Primatas são enganadores por natureza, enganam até a "própria mãe"! E pra arrematar, até a lua engana! Ela muda de cara, some, sepulta, se esconde, é uma verdadeira "discípula de Houdini".

Por enquanto só não dá para enganar a morte. Será? As más línguas dizem que Sísifo ( mestre da malícia e dos truques ) foi o único mortal que passou a perna na morte. Muito bem! Sabe o que eu vou fazer agora? Vou tomar a minha pílula azul ( aquela do filme Matrix ) e me permitir ser enganado pelos espíritos divinos da arte de iludir. Au revoir!