Saudade da ditadura

Acho que vou dizer uma besteira abissal, mas não se pensar numa coisa e ficar calado. Olha, há dias que a gente sente até uma espécie de saudade irracional, um absurdo à luz do bom senso. Foi o que me sucedeu hoje: depois do almoço me sentei numa cadeira de balanço e comecei a divagar( é depois que tomo o cálice de licor de Pesqueira e um cafezinho e começo a pensar em besteira) e, de repente, não mais que de repente, snti saudade, pasmem, da ditadura; Tudo bem, até eu pensei que estava variando. Mas era verdade: senti saudade da ditarura.

Sabem por quê? Porque apesar das perseguições, censura, atentados aos direitos humanos e toda arbitrariedade, a verdade é que a cultura era mais punjante, tanto na música, literaturae artes em geral. Parece que as dificuldades e perseguições ativavam a criatividade. Foi durante a ditadura que se compôs as musicas mais belas, os grandes poemas, muita pintura, muito teatro e toda sorte de arte. As artes floresciam. Mas fi chegar a democracia ou esse simulacro de democracia, e a criatividade fipro beleléu. Aprodução pós ditadura comparada a que foi feita no periodo do arbítrio é medíocre. É como se a liberdade fizesse brochar a criatividade.

Falei das artes, mas o mesmo sucedeu no âmbito da política. Nos anos dificies, duros, anos de chumbo, havia uma união de democratas, esquerdistas, gentesempartido mas consciente, havia uma solidariedade, fraternidade, esforço comum. Com o advento da democracia apareceu a vaidade, o egoísmo, o vedetismo e, o pior, a ambição. Retalharam as forças democráticas. Resultado: estamos mais perdidos do que cego em tiroteio.

Deus me livre, mas será que precisamos de uma nova ditadura para que as artes voltem a produzir uma cultura de verdade? Será que precisamos de uma nova ditadura paraas forças democráticas se unirem.

Acho que posso ter dito uma besteira, mas tenho certeza que város dos hermanos e hermanas que são democratas e não possuem ambições devem ter refletido sobre o assunto.

No mais, ditadura nunca mais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/06/2017
Código do texto: T6035459
Classificação de conteúdo: seguro