ANEDOTINHA com nosso IMPERADOR

ZIRALDO em “O bichinho da maçã” - AULA no ensino fundamental

JUQUINHA foi visitar o Museu Imperial de Petrópolis (RJ). Aí, cansou de andar, sentou-se numa cadeira belíssima no centro da sala. Veio o guarda.

- Meu filho, não pode sentar nesta cadeira, não. Esta cadeira é do Pedro I.

- Não tem problema. Quando ele chegar, eu me levanto.

- - - - -

MINI BIOGRAFIA - ZIRALDO ALVES PINTO nasceu em Caratinga, Minas Gerais. Desenhista de humor, criou vários personagens de HQ; trabalhou no Pasquim; autor e ilustrador de livros infantis e cartazes publicitários, como “O menino Maluquinho”, “Flicts” e cartaz anual da Feira da Providência, no Rio de Janeiro.

COMENTANDO O TEXTO:

O que é museu? E museu histórico? - Dicionário: “Lugar onde se guardam coleções de objetos de arte, científicos, históricos (museu histórico), geográficos, documentos etc.” --- Quem é (ou foi) Pedro I? O que ele 9um português) fez de importante para a nossa pátria? Em que data? - Filho de Dona Carlota Joaquina e de dom João VI, sendo este o então rei de Portugal, Pedro I era o Príncipe Regente quando declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, tornando-se o nosso primeiro Imperador. --- Que título honorífico (de honra) Pedro tinha à frente do seu nome isto é, como já era chamado pelos seus súditos? - Dom... Dom Pedro. --- O que significa súdito? - Dicionário: “Indivíduo sujeito às ordens ou à jurisdição de um superior - autoridade eclesiástica, rei, governante de um estado etc.” --- Se ele era Pedro I (primeiro),será que existiram outros Pedros? Cite algum. - Sim, o filho dele que seria o segundo imperador do Brasil, com o nome de Dom Pedro II (segundo), antes que se instalasse a República em 1889.

INTERPRETANDO O TEXTO:

Por que, provavelmente, Juquinha se cansou de andar no museu? - Tudo indica que o museu é muito grande, com muitas galerias e salas de exposições a serem visitadas: de móveis, trajes de gala e oficiais, armas, documentos antigos, mapas, joias etc. --- Quem, no pensamento do menino, seria Pedro I? - Apenas o proprietário da cadeira, que “foi ali e pode voltar a qualquer momento”... --- Por que ele se levantaria quando seu ‘proprietário’ chegasse? - Até o ‘dono’ da cadeira chegar, ele já estaria descansado e poderia devolvê-la ‘numa boa’. --- “...cadeira belíssima.” / Que cadeira seria esta? - o trono do Imperador (foto no texto original, cetro na mão do menino e uma coroa encimando a cadeira). --- O guarda e Juquinha estavam falando sobre a mesma pessoa? Justifique a fala do guarda (ele tomava conta de quê?) e a resposta do menino. - Sim - o Pedro I era a mesma pessoa, apenas o guarda sabia que o Imperador não mais vivia e o menino o imaginava ausente apenas naquele momento. O guarda tomava conta das coleções do museu.

---------------------------------------------------------------

FOLCLORE BRASILEIRO: FESTA NO CÉU - adaptador ZIRALDO - leitura a três (narrador, urubu e sapo):

O urubu chegou pro sapo e disse:

- Vai ter festa no céu.

Aí, o sapo abriu o bocão e falou:

- Oooobaaaa!

Aí, o urubu disse:

- Vai ter muita comida.

Aí, o sapo disse;

- Ooooobbbbbaaaaa!!!

O urubu continuou:

- Vai ser a maior curtição. Vai ter muita música, muita bebida, muita mulher.

Aí o sapo abriu ainda mais a boca e disse:

- Ooooooooobbbbbbbaaaaaaa!!!

- É, mas quem tem boca grande não vai poder entrar.

Aí, o sapo fez um biquinho deste tamanho e falou:

- Coitôdo do jocorê!

LEIAM meu seriado “ESTÓRIAS CARIOCAS”.......

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/06/2017
Código do texto: T6035875
Classificação de conteúdo: seguro