A NOVA ERA REGENERATIVA

A NOVA ERA REGENERATIVA

No Brasil e creio que numa boa parte do mundo, o poder não gosta do povo, gosta do poder, e usa o povo pra se manter no poder. E, pelo visto, nas democracias espalhadas pelo mundo, onde bem poucas são bem sucedidas, a despeito de se apoiarem num vicioso autoritarismo democrático, enquanto o povo não se educar, não se civilizar, não se politizar, não entender que a força da democracia está nele (povo) e não no poder, haverá todo tempo um poder forte e dominador, e um povo fraco e dominado.

Eu nunca quis ser político no Brasil, até mesmo um mero vereador de um pequeno e pacato município, que finge ajudar o povo com algum serviço social só pra ficar conhecido, e obter do povo a confiança e o voto pra se eleger, passando assim, a ser uma autoridade legislativa ou executiva, que, uma vez no poder, deixa de ser o caridoso que jamais foi, pra ser o egoísta que sempre foi.

Eu nunca quis ser, porque não tenho pendor a ser corrupto, demagogo, imoral. Certamente me pesaria na consciência, o fato de usar o dinheiro público de forma ilícita, em detrimento das precisões urgentes do povo. Eu sei que a ilicitude não se atém à política, à vida pública, mas ocorre também na vida pessoal, na vida privada.

No caso do Brasil, que o estadista francês Charles de Gaulle, visitando-o, disse que " este não é um país sério", a corrupção é tão banal que os atos ilícitos são praticados numa articulação interesseira entre o poder público e o privado. Ou seja, um cartel de empresas ganham a preferência de execução das obras públicas. E o dinheiro público é adquirido através de empréstimos pra realização dessas obras.

A partir daí, é desse jeito que as falcatruas vão ocorrendo: nas campanhas eleitorais, nos superfaturamentos das obras, nos projetos fictícios, nas obras inacabadas, nos desperdícios, nas propinas, resultando no enriquecimento de empresários, políticos e apadrinhados inescrupulosos, usurpadores do dinheiro do povo, cujos impostos e empresas estatais não são bem geridos, causando prejuízos aos cofres públicos, fruto da má fé, da má índole, da má intenção e da má ação de quem recebeu do povo, através do voto, o direito livre e soberano de bem representá-lo.

Um povo precisa se educar, se civilizar, pra viver em bem-estar social. Pra isso ocorrer, tem que melhorar a sua condição moral. Não basta se intelectualizar pra obter o conhecimento. Aliás, é mediante o saber das coisas que a alma humana consegue aos poucos depurar a própria razão. Pelas lições de vida que experimenta ao longo das sucessivas encarnações, ela aprende a elevar-se, mantendo num mesmo nível, num mesmo equilíbrio, numa mesma sintonia de melhoria existencial, a sua parte intelectual e moral.

Enquanto houver esse desnível, esse desequilíbrio, esse desajuste entre o intelectual e o moral, a alma humana ao invés de avançar, estagna em suas pretenções evolutivas. É por isso que no orbe que habitamos, as más ações continuam a predominar sobre as boas ações. Os defeitos continuam a predominar sobre as virtudes. Assim, embora o bem avance, ainda não consegue prevalecer sobre o mal.

Todo mundo almeja viver bem, mas de forma orgulhosa, egoísta e odiosa, quando devia desejar esse bem viver, pela humildade, caridade e amor. Todo mundo aponta os erros alheios, só não consegue corrigir os próprios erros. Todo mundo opina e tem alguma solução aos problemas de outrem, só não sabe como resolver os próprios problemas. Todo mundo quer ser feliz, obtendo as riquezas materiais, porém, é incapaz de sentir-se feliz, vivendo com simplicidade, amando e servindo o próximo espontaneamente. Todo mundo conhece ou quer conhecer o exterior das coisas, só não conhece ou não se ocupa em conhecer o seu próprio interior. Todo mundo se apega em demasia à vida carnal efêmera, mas faz pouco caso, menospreza, nem se prepara à vida espiritual eterna.

Evoluir realmente não é fácil. E quando a alma ( a nossa alma) ainda é inferior, aí é que a caminhada evolutiva fica muito difícil. No entanto, lenta, gradual e continuamente, vamos avançando. E quem não avança (pelo mau uso do livre-arbítrio), estagna em seu próprio evoluir. Quando Jesus disse que há muitas moradas na Casa do Pai, ele se referiu aos milhões de orbes existentes no Cosmo infinito. A Terra, apenas um grão de areia em meio a imensidão astral, é um desses orbes, destinada por Deus a cumprir o seu ciclo evolutivo.

Estamos prestes a sair da fase inferior à fase regenerativa. Nessa fase transitória, quem estiver apto a participar dela, terá o mérito de ascender à fase superior. Só que, infelizmente, uma minoria de nós, como alunos aplicados nas provas, poderá avançar nos ideais evolutivos, porque a maioria, como relapsos alunos repetentes, irá estagnar-se nas imperfeições morais. Há bem mais almas desencarnadas do que encarnadas, que vão se movendo num vai-vem assíduo, daqui pra lá e de lá pra cá, no procedimento natural de desencarnação e reencarnação.

Há sempre vida por toda parte do Cosmo. Os espíritos habitam nos dois mundos distintos: os corpóreos e os incorpóreos. Nos mundos carnais, os espíritos se revestem temporariamente dos corpos físicos pra se manifestarem. Nos mundos espirituais, eles se revestem dos corpos celestes (perispíritos) pra revelarem as suas existências eternas. Assim como nós temos que ser pacientes, tolerantes e resolutos em nossos bons propósitos evolutivos, quem nos comanda, nos governa (Deus, Jesus, os Anjos, os Espíritos Superiores), sobretudo, também têm que ser.

E por nos comandarem, nos governarem, por estarem na vanguarda evolutiva, chega um momento que sentem a necessidade suprema de mudança, de transformação, de regeneração. Chega um momento que as más energias, as más vibrações, os maus pensamentos, os maus sentimentos, as más ações, os males em geral têm que diminuir, têm que amenizar, têm que anular das consciências que evoluem e da atmosfera do orbe que as abriga, para que os bens morais predominem nas consciências regeneradas, emanando-os mutuamente pelos bons fluidos nas relações sócio-afetivas, elevando-se e misturando-se na atmosfera já restaurada das nocividades inferiores.

E essas transformações providenciais estão previstas para ocorrer ainda nesse século, o primeiro do terceiro milênio, no qual a Terra, sendo contemplada com a Nova Era Regenerativa, dará um salto admirável em sua evolução. E para as almas rebeldes, insubordinadas, relapsas, ignaras que se aprazem com a prática do mal, algum mundo imperfeito como a Terra, mas num processo evolutivo mais lento, decerto estará pronto pra recebê-las em suas estagnações evolutivas. Portanto, não só essa encarnação, mas também as subsequentes serão decisivas para quem aqui evolui. Quem estiver apto a avançar, aqui fica, desencarnando e reencarnando pra continuar evoluindo no orbe já regenerado. Quem não estiver, infelizmente, pela desencarnação, migrará para algum mundo sintonizado com a baixeza moral da consciência espiritual estagnada. E para quem (o espírito) se regenera, nas futuras encarnações, poderá estagiar em mundos mais evoluídos que a Terra. Paz e Luz. Que todos nós possamos seguir pelos caminhos sublimes do Mestre Jesus e dos Seres Espirituais de Luzes!

Escritor Adilson Fontoura

Adilson Fontoura
Enviado por Adilson Fontoura em 26/06/2017
Reeditado em 22/10/2020
Código do texto: T6038117
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.