Mova-se

Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você". Jean Paul Sartre.

Com essa ideia abolimos a noção de destino. De azar ou sorte. E assumimos a responsabilidade dos nossos atos. Das nossas escolhas. Nos consideramos donos de si. Reis e rainhas do nosso futuro.

Admitindo nossos fracassos, nossos sucessos, nossas dificuldades e nossas habilidades.

Sofremos uma decepção amorosa e consideramos que, a partir dali, seremos diferentes, pois antes eu sofria,agora sou fria. Serei capaz de alterar a minha personalidade e talvez me trair, para viver uma mágoa que eu delego à algo que alguém me fez.

Quando eu perco uma oportunidade , quando sou demitido, quando eu tiro notas baixas, delego isso não à minha falta de esforço e comprometimento, mas sim ao professor que "pegou no meu pé", à prova que estava além das capacidades ensinadas em aula, ao meu chefe que quer colocar um colega de academia na vaga que era minha.

Delegar nossa vida à algo místico, incomprovado e ilógico é não só fugir da responsabilidade por tudo que nos acomete, mas também, de uma covardia tamanha. De uma auto injustiça , tendo em vista que só temos uma vida.

Por certo não podemos controlar muitas coisas. A morte é uma delas. Mas, entre o nascimento e a morte, muitas coisas dependem de nós.

Destino, vocação, talentos, são conceitos que nos levam a deixar de lado o que mais modela futuros: a ação. O pensamento dirigido. As metas e objetivos. O esforço.

Quando conquistamos algo de extraordinário na nossa vida, as pessoas nos dizem: você teve sorte.

Quando algo de ruim nos acontece, resultante de nossas escolhas, as pessoas nos dizem: você fracassou.

O que faço na vida? O que eu faço da minha vida?

Eu faço aquilo que posso com aquilo que eu tenho?

Pra responder essas perguntas é fundamental que tenhamos conhecimento de nós.

Você pode listar as coisas que você faz na vida e se perguntar: eu dou o meu melhor nisso? Não. Porque? Por que eu não quero isso pra mim. Bom, então precisamos mudar. Eu poderia dar o meu melhor nisso?Sim. Bom, então estamos desperdiçando nossos dias.

Se eu faço diariamente 3 coisas fundamentais na minha vida e não me esforço em nenhuma delas, delegando o meu fracasso e a minha má sorte à qualquer destino que alguém tenha me imposto antes mesmo de eu nascer: de que vale eu viver?

Assuma a responsabilidade da sua vida. Que é apenas sua. Encontre a consciência de quem você é.

Leve os créditos, também assuma os débitos.

Encare que você estará sempre em construção, busque soluções para àquilo que você não tem. E pare de evidenciar e explorar somente aquilo que você já tem.

Não se surpreenda se cometendo os mesmo erros, ano após anos, eles serão cada vez mais ruins.

Construa, faça, fracasse, interfira.

O único modo de ir à qualquer lugar é movendo-se em direção à ele.

(Anelise Passos)

Anelise Passos
Enviado por Anelise Passos em 27/06/2017
Código do texto: T6038693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.