PROTAGONISTAS E COADJUVANTES
 
     A barbearia era do homem de idade avançada. Tinha frequência fixa de antigos fregueses. O homem tinha história na cidade e quem tem história não é um protagonista solitário, tem os seus coadjuvantes. Assim é a vida. Você tem uma história. Ela é sua, dramática, trágica, cômica, ou tudo isso no desenrolar do novelo da sua novela.
         O homem de idade avançada jogava futebol. E todos que gostam de futebol conversam com ele sobre essa paixão tão popular. O homem era bom de bola para os padrões dos campeonatos municipais, torce pelo Flamengo e assim faz parte da grande massa de torcedor desse país, mas aqui em Guaxima, conversar bem com os atleticanos e cruzeirenses é necessário. O papo que antes era o nosso brasileirão que foi se tornando brasileirinho, agora é sobre Champions League, Premier League e Barcelona. Real entra na conversa de vez em quando.
         O homem também já frequentou a igreja católica. Primeiramente era praticante, grupo de reflexão e cursinhos de Semana Santa. Depois passou para o grupo dos católicos não-praticantes. Agora é evangélico. E se dá bem com todas as denominações. O homem gosta de bater um bom papo, brinca com as crianças.
         Mas um dia, o homem decidiu não fazer mais ponto ali. Sim, outra fase da sua vida estava para começar e a barbearia mudou de dono. O ponto era alugado. Então o novo barbeiro chegou com seu jeito, deu uma ajeitada no ambiente, cerâmica nova na parede, mais claridade ao ambiente e mais espelhos nas paredes. A gente não mudou de lugar, mudou apenas de barbeiro. A gente ainda não sabe para qual time o novo barbeiro torce ou se ele já tocou em uma bola, já fez algum gol ou ocupa tempo em frente à TV vendo a série C.
         Pelo jeito o novo barbeiro do estabelecimento é evangélico. Mas não fala da sua religião no estabelecimento. Tenta ser legal com as crianças. Trabalha bem. Mas a gente ainda não se acostumou a ele.
         Então é dar tempo ao tempo e vê como funciona. O novo barbeiro também é protagonista da sua história, da sua novela, e nós, que não mudamos de cenário, somos coadjuvantes de outro herói da navalha. Mas cada freguês do estabelecimento tem a sua história, assim como eu e meu filho. E nesse emaranhado de histórias cada um é protagonista da sua tendo os dois barbeiros, tanto o homem de idade mais avançada quanto o novato, como coadjuvantes.
 
27/06/2017
 
Cláudio Antonio Mendes
Enviado por Cláudio Antonio Mendes em 27/06/2017
Reeditado em 27/06/2017
Código do texto: T6039033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.