TENHA A SANTA CONSCIÊNCIA

Não tenho dormido bem. E não é de hoje. A verdade é que sempre fui um adepto da celebre frase “penso, logo existo” de René Descartes, no meu caso fazendo mais sentido se adaptada para “penso, logo não durmo”. É à noite onde todas as preocupações e ocupações encontram espaço em minha mente. De pronto, algumas pessoas chutariam em dizer que se deve ao fato de eu ter a consciência pesada por ter feito coisa errada. A verdade é que não tenho errado, mas também não tenho feito as coisas darem certo.

Esse tipo de pensamento, por exemplo, me vêm a cabeça no período que os cientistas chamam de pausa de produtividade. É onde também o tema da minha crônica aparece, onde nasce a idéia para o empreendedor montar seu negócio e o discurso pronto para aquela entrevista de emprego começa a ser ensaiado. Aquele dado momento onde ficamos distraídos com facilidade, e que segundo a ciência, pode ajudar em nossa criatividade.

Tem sobrado pouco ou quase nenhum tempo para aproveitar o ócio - fique claro que aqui ócio é sinônimo da pausa de produtividade - e focar em atividades que exigem apenas nossa criatividade. Mas não temos tido tempo para pensar, imagine criar. Então dependendo do que estivermos fazendo da vida, uma forma de tentar sair desse círculo vicioso é a mudança de horários.

Com a explosão de festivais de música diurnos espalhados pelo mundo, cada vez mais tenho me identificado com os chamados jovens solares. Jovens que aproveitam a luz do dia para se divertirem, se relacionarem com outras pessoas e até mesmo executarem seus afazeres. Com exceção dos fãs da penumbra, temos de concordar que durante o dia é quando a vida acontece; quando estamos ocupados no trabalho, conectados em todas as redes sociais e correndo contra o tempo para que o dia não termine.

E quando ele acaba? Bom, finalmente perdemos o controle sobre a vida, sobre o corpo e também sobre os pensamentos. Acreditamos que teremos o merecido descanso e que ao colocar a cabeça no travesseiro todas as distrações sumirão, pois estamos simplesmente esgotados. Errado! Podemos até estar cansados, mas todos aqueles pensamentos, os quais não demos vazão durante o dia, aparecem em maior intensidade à noite.

Começa o diálogo interno. Será que conseguirei juntar o dinheiro necessário para honrar com todos os meus compromissos até o final do mês? Por que apostei todas as minhas fichas em um projeto novo que viria a fracassar em tão pouco tempo? Aliás, por que isso aconteceu? Será que conseguirei finalmente realizar tudo aquilo que me propus a realizar nessa vida depois desse doloroso episódio?

Difícil é conversar consigo mesmo e responder a todos esses questionamentos quando já estamos desarmados. Se é que ainda sobra algum controle em nós, devemos tentar filtrar os pensamentos e escolher aqueles que realmente irão acrescentar algo em nossas vidas.

Meu universo passa a funcionar ao contrário na cama. Enquanto todos dormem, eu penso. Excluindo-se todas as preocupações, outra coisa me tira o sono: o silêncio. Dizem que o silêncio é uma prece e que devemos fazer uma oração antes de adormecer. Preciso que alguém aí me ensine a orar sem unir as mãos, pois as duas que tenho, ponho-as sempre na consciência que não está pesada, mas sonâmbula.