MULHER PREGUIÇOSA VERSUS HOMEM BRAVO.

MULHER PREGUIÇOSA VERSUS HOMEM BRAVO.

Diz minha mãe que esse fato aconteceu em minha terra natal:

Um homem casou-se com uma moça bonita, cabelos compridos e filha de um fazendeiro. O casamento aconteceu naqueles moldes antigos. Houve até dote. O homem também era filho de fazendeiro.

O tempo passou. Porém a mulher era preguiçosa. Não cuidava da casa, não cuidava do marido, não ajudava ele na fazenda, não acordava cedo, e, mal tratava da cachorra que vivia com eles na casa.

O homem já estava cansando-se daquela mulher preguiçosa.

Um dia, depois da faina na fazenda, ele chegou em casa à tardinha. Foi até onde guardava o revólver 38, foi até a sala e chamou a cachorra. Pegou o revólver e colocando os cartuchos no tambor dizia para a cachorra: se eu voltar daqui a dois dias da roça e não tiver comida pronta eu vou dar um tiro na sua cabeça.

A mulher na sala a tudo escutava. Em silêncio.

Passados os dois dias o homem voltou para casa. Não encontrou a mulher. Só a cachorra esquálida. Ele fez a comida e ambos comeram, matando a fome.

A mulher escafedeu-se e nunca mais apareceu em casa. O homem continuou sua vida. Encontrou um outro amor-verdadeiro, formou uma família e a felicidade bateu à porta de sua casa.

F I M.