Boca de Lobo / Boca de Tolo

Nas sarjetas, temos os bueiros, também conhecidos como bocas de lobo. Para dentro delas, corre a água das chuvas, mas também lixo e toda sorte de objetos. Após certo tempo, principalmente em épocas de chuvas torrenciais, toda sujeira acumulada dificulta o escoamento da água, causando alagamentos e enchentes. Entre as consequências, todo o lixo acumulado pode emergir novamente, das profundezas das bocas de lobo e dos córregos para as ruas.

Em analogia, a 'boca de tolo', representaria a pessoa manipulada, dócil. A qual, inerte como uma boca de lobo, não vai em busca da informação, de novos pontos de vista. Por outro lado, recebe de bom grado tudo que lhe é empurrado, sem questionar. Engole tudo, por mais sujo que seja, até se fartar. De tempos em tempos, em meio a sua prática corriqueira, continua a absorver tudo, até o momento em que regurgita toda sorte de lixo, tal qual a boca de lobo nas enchentes.

Pessoas que estão nas ruas se abrigam, tentam evitar contato com a água suja, o lixo. Alguns aguardam, outros arriscam a travessia, tentando o menor contato possível com os detritos. O tempo passa, o nível d'água diminui, agora tudo está seco. Mas, cedo ou tarde, nova tormenta surgirá varrendo o lixo não recolhido rua abaixo. Outras 'bocas de tolo' estarão lá, inertes, prontas para recebê-lo incondicionalmente e repetir todo o processo.

***

Texto escrito em 31/10/2016.

De domingo para segunda, tive um sonho. Como sempre, difícil de lembrar do que se tratava, apenas lembranças vagas.

Porém, lembro claramente de palavras e frases proferidas, o que é estranho, pois, em sonhos, geralmente a lembrança que fica é mais visual. Eis acima o que consegui extrair, com acréscimo de um certo desenvolvimento.

Outra coisa que me recordo (e talvez esteja aí o nexo causal) foi de ler o conto "A Teoria do Medalhão" de Machado de Assis antes de dormir.

Não há nenhuma menção a tal 'boca de tolo' ou boca de lobo no conto.

Longe de ser uma analogia genial, mas confesso que gostei e se Machado de Assis foi a fonte inspiradora de meu subconsciente, talvez valha a pena repetir a dose outras vezes.