Missão

A vida exige um planejamento constante. Desde quando se acorda até ao sono. Uma simples refeição, da compra até o preparo, demanda um plano do que será feito para que o resultado previsto seja alcançado. Cada etapa pode ser dividida em minutos como nos exercícios físicos, em horas no trabalho, em dias ao se preparar para um exame, anos em um curso a ser frequentado, na vida com o foco profissional ou na construção de uma família. E tudo isso é orientado pela missão do sujeito. O sentido que ele dá à própria vida.

Existem situações que os obstáculos surgem e são superados como puro reflexo, por instinto. Há momentos que adversários aparecem e devem ser abatidos para não vir a sucumbir. É o tudo ou nada. Você ou ele. É uma questão de sobrevivência.

O anúncio do suicídio de mais um cantor de rock coincidiu com o dia da estreia aqui no Brasil de mais um filme da franquia que ficou marcada pelas músicas com a voz do astro. Duas horas antes da descoberta do corpo, uma nova canção da banda também havia sido lançada na Internet. Chester Bennington do Linkin Park cometeu suicídio no dia do aniversário de um amigo que também se matou um mês antes. No dia da morte de Chris Cornell, ele havia sonhado com os Beatles e acordou com a música Rocky Raccoon na cabeça. Olhou para a esposa e recebu a notícia da passagem do amigo. A letra da música é sobre um rapaz que é traído e baleado pelo amante da mulher, mas não morre. Bennington contou isso em uma mensagem póstuma a Cornell na rede social Twitter. Ele descreveu a amizade que tiveram e como várias vezes foi inspirado pelo amigo que partiu.

Chester Bennington sofreu abuso sexual na infância e foi viciado em drogas. A missão dele estava na música. Ele superou obstáculos e derrotou inimigos. Mas o momento era do lançamento de uma música do novo álbum sem o estilo original da banda e o dia do aniversário do amigo falecido. Talvez como outros astros do rock que vivem pouco e morrem quase sempre como resultado de uma overdose de drogas e/ou suicídio, ele viveu intensamente pela a liberdade de expressar a arte que estava na alma. Conhecem o Clube dos 27? Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain, Amy Winehouse. Na minha adolescência roqueira eu brincava que também não passaria dos 27. Bennington tinha 41 anos, minha idade hoje, e Cornell 52. Quando a missão é cumprida perde-se o sentido de viver?

O estilo da música que estava no sonho de Chester é uma paródia dos Beatles para as baladas de Johnny Cash e Bobby Dilan. Aos 75 anos, Dilan permanece na missão que lhe foi incumbida, escrevendo poemas em forma de música que inspiram muita gente boa e recebendo o maior prêmio de Literatura em 2016. O Nobel nunca havia sido concedido a um compositor musical. Dilan também foi viciado em heroína.

Missão é um termo utilizado na guerra para nortear as estratégias em cada batalha. A origem da palavra MISSIO significa “ato de enviar”. Adaptada para os esportes e para o meio empresarial funciona como a essência de uma organização ou o objetivo a ser alcançado pelo grupo envolvido. É o propósito de algo ou alguém e também representa o sentido de uma vida. Não existe missão mais importante que outra. Ninguém passa pela vida sem missão, até mesmo quem é passivo ou está em estado vegetativo literal ou figurado tem uma missão. O piloto reserva da Força Aérea americana, Richard Bach, autor de vários best-sellers, sintetiza o que é missão: “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou”.

A triste notícia da morte de Bennington afetou o dia de muitos fãs como eu. No final de 2012, um amigo me obrigou a assistir ao show do Linkin Park. A filha adolescente praticamente o obrigou. Ele estava recém-separado e não tinha como negar. Meu filho, que se tornaria fã ainda aos quatro anos da banda por causa do filme Transformers, estava com pouco mais de um ano de vida e a irmã dele com cinco meses. A mãe deles, mesmo assim, me incentivou a ir ao show que seria o primeiro e último que veria do Linkin Park com Chester Bennington. Eu tinha o plano de levar os meus filhos ao próximo show deles. No dia do suicídio, ainda sem saber do fato, nós quatro fomos ao cinema ver a estreia nacional de Transformers, o Último Cavaleiro, o quinto filme da série.

Eu espero que meus filhos leiam essas linhas quando crescerem e lembrem ou saibam como foram interessantes e felizes os primeiros anos de vida deles como também tenham na memória momentos vividos como foi ver Transformers no cinema ou teria sido assistir ao Linkin Park com Chester Bennington ao vivo.

As homenagens com programas nos canais de música da TV por assinatura me fez rever clipes das músicas, shows e entrevistas e sentir saudades de alguém que não conhecia intimamente, mas que vai fazer falta pelo trabalho profissional que executou, pela obra construída com uma carreira sólida e pela missão cumprida. Ele foi e continuará sendo o motivo da felicidade de pessoas distantes nos mais diversos países, ao unir famílias escutando a música dele dentro de um carro, cantando em frente a um palco ou a uma televisão, como também assistindo cenas de ação dentro do cinema com aquela voz inconfundível. A missão dele foi ser a trilha sonora de parte da história de muitas famílias como a minha.