Psicologia do Absurdo

A Psicologia do absurdo 11

Observei que a saúde mental se move em meio ao absurdo, principalmente quando diz respeito aos grupamentos familiares ou a qualquer grupamento humano. Existem uma espécie de leis ou protocolos, que mantém o absurdo em um grupamento ou em um país, durante, às vezes, milênios, e que a psicologia não resolve ou compreende.

Lembro de ter identificado algumas situações absurdas grupais que não são consideradas insanas, porém o são, e que, portanto, se regem e obedecem às leis do absurdo no homem- se é que tais leis existem-,sejam certos valores, ações, sentimentos ou atitudes,que embora completamente irracionais,seguem sendo mantidos e preservados neste ou naquele outro grupamento.

Um dos primeiros absurdos é a ideia de saúde mental posto que, vivendo em meio ao absurdo, como fica o conceito de saúde mental?O que é e quem tem saúde mental?Observem como é curioso pois,aquele que tem saúde mental colocado em outro grupamento é, ele, o absurdo, como um não fumante colocado em meio a um grande grupamento de tabagistas, por exemplo.O não fumante é o rejeitado,o inadequado,o louco,pois,entre os fumantes é o único a destoar do grupo.

Notem a África onde as meninas são obrigadas a fazer a extirpação do clitóris para não ter prazer.Isto revela falta de uma situação normal,adequada,ou seja,de saúde mental naquela aldeia ou país pois o êxtase nãoé permitido às mulheres.Entretanto, se uma destas meninas é sadia, rebela se , e impede que seu clitóris seja seccionado, não se submetendo ao grupo, ela é considerada insana,bruxa, ela é isolada e apedrejada.Ela não tem,dentro da aldeã que vive,saúde mental.

Temos ,por exemplo, o episódio de Myanmar onde a junta militar se recusa a receber auxílio estrangeiro, enquanto que milhares de pessoas morrem de frio e fome mas ficam quietas e se submetem ao grupo.Absurdo!

Retornando agora ao tema do assunto já que poderia citar ainda inúmeros exemplos destes fatos inadequados que nos envolvem,cercam,ou dentro dos quais vivemos,chego à conclusão óbvia que para os absurdos dos séculos dois mil e passados não há Psicologia que compreenda.Caso nada possa ser feito para ser aplicado, já que os conceitos de sanidade mental ou seu oposto,a insanidade, não existem ,não valem ,e não podem ser concretizados só se pode acreditar mesmo no absurdo!Enfim ,saúde mental para o homem é um conceito absurdo?Quem tem saúde mental na África ,permitindo que se lhe extirpem os genitais,é louco no Brasil?A brasileirinha com seus órgãos sexuais íntegros é uma louca devassa na África,no Islã,na Arábia?

Mas,acima de tudo,sim,o homem é o absurdo?

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 04/08/2017
Código do texto: T6073903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.