Artesanato popular.

           Torço o nariz para o artesanato popular, mas não se assustem, por favor, me refiro a aqueles que usam materiais usados.
            - Sou um chato assumido, confesso...rsrsss.
            Não suporto aqueles barquinhos de palitos de sorvete, nem cortininhas de tampa de garrafas, abajur de garrafa pet então... pelo amor de Deus, é um dos piores. Usar o rolo de cartão do papel higiênico também é nojento, " não é não ?", então aquelas cascas de coco com o decalque do time de futebol (ridículo), ou panelinha feita de lata de cerveja ( esta é grave, quase imperdoável).
            Alguns artesanatos me fazem lembrar "daquelas" lembrancinhas infantis para o dia das mães no colégio, super bacanas, que as crianças fazem como podem para as suas mãezinhas queridas, e não para vender na praça (ainda bem).
            Uma vez na praia comprei por impulso e coração um paliteiro feito de lata de cerveja , vermelho da Brahma, quando tomo "umas" fico generoso , rsss...depois, quando voltei pra São Paulo, perguntei pra Fá; "Mô, fui eu que comprei esta bosta ? "- " Foi sim, você mesmo, em carne , osso e bigode...", e dei risada...acabei jogando fora, é claro.
            Mas posso compreender, por exemplo ; uma lata de Nescau bem revestida e adornada para lapiseira ou porta trecos, uma caixinha empapelada decentemente para botões e até um pote "de azeitonas" pintado, com tampa revestida. Este grupo de artesanato classifico como "aceitável", não pensem que compraria; "de jeito nenhum".
            Existe um terceiro grupo que acho legal, e compraria; aquelas tartaruguinhas de areia para segurar a porta, ou as cobrinhas de saco preenchidas com areia para não deixar as baratas entrarem em casa, puxa-sacos para sacolinhas plásticas, toalhas de secar pratos com o nome da praia...coisas assim eu até acho bonito.
           Sei que a necessidade de ganhar a vida faz com que as pessoas tentem de tudo, os "semáforos que o digam ", mas me deem licença que eu quero passar ...não sou o Sassá Mutema (Salvador da Pátria), para fazer caridade levando tranqueiras para casa.

PS; Esse da foto foi premiado, e até que ficou bonitinho para um grande quintal ( respeito, mas eu não teria).
 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 10/08/2017
Reeditado em 10/08/2017
Código do texto: T6079320
Classificação de conteúdo: seguro